News

Publicação com participação cE3c reflecte sobre o papel das tecnologias espaciais na agricultura europeia

20/11/2016. Texto por Marta Daniela Santos.

O investigador cE3c Artur Gil é um dos autores do relatório técnico "How can Space Make a Difference for the Agriculture Sector?" (“Como podem as Tecnologias Espaciais fazer a diferença no Sector Agrícola?”), agora publicado. Trata-se de uma publicação pelo grupo de trabalho de Observação da Terra / Programa Copernicus da Rede NEREUS – “Network of European Regions Using Space Technologies”, da qual a Região Autónoma dos Açores é membro fundador.

Este estudo faz um ponto da situação do uso das Tecnologias Espaciais na actividade agrícola europeia e nas suas diversas vertentes, como produção sustentável, protecção ambiental e conservação da natureza. Além disso este estudo apresenta 26 casos de estudo, desenvolvidos em países membros da União Europeia, que demonstram o potencial das Tecnologias Espaciais para a agricultura.

De acordo com Artur Gil, “o facto da Política Agrícola Comum constituir um dos grandes pilares estratégicos da União Europeia tem originado avultados investimentos neste sector desde a sua criação. Se a isto aliarmos a necessidade de aumentar a produtividade, garantir a segurança alimentar, assegurar a protecção ambiental e de adaptação às alterações climáticas, é fundamental recorrer a todo o conhecimento científico, técnico e tecnológico que possa apoiar estas pretensões. As Tecnologias Espaciais têm tido um protagonismo crescente, daí a pertinência deste estudo inédito à escala regional europeia.”

O documento está disponível para leitura integral aqui.


Tags: IBBC IERS

Other Articles

  • Apelo urgente da IUCN para aumentar medidas de conservação

    Scientific Report Apelo urgente da IUCN para aumentar medidas de conservação

  • Relatório Anual do Grupo de Biodiversidade dos Açores - 2018

    Scientific Report Relatório Anual do Grupo de Biodiversidade dos Açores - 2018

  • Guia permite conhecer os insetos e plantas das Estações da Biodiversidade de Mértola

    Scientific Report Guia permite conhecer os insetos e plantas das Estações da Biodiversidade de Mértola

  • Já está disponível para download o livro “Gestão da Zona Costeira – O Desafio da Mudança”, coordenado por investigadores do cE3c

    Scientific Report Já está disponível para download o livro “Gestão da Zona Costeira – O Desafio da Mudança”, coordenado por um investigador do cE3c

  • Já está disponível o relatório de atividades de 2017 do Grupo de Biodiversidade dos Açores (cE3c)

    Scientific Report Já está disponível o relatório de atividades de 2017 do Grupo de Biodiversidade dos Açores (cE3c)