News

Federação Europeia de Ecologia lança reflexão sobre responsabilidades dos ecólogos


Photos Gallery

20/10/2019. Texto de Marta Daniela Santos, com base no comunicado oficial da SPECO, disponível aqui.

Por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), a Federação Europeia de Ecologia (FEE) acaba de colocar à discussão da comunidade internacional de ecólogos o documento “The Responsibility of Ecologists”, que pretende ter um carácter deontológico para orientar a atividade profissional dos ecólogos e a sua relação com a sociedade.

Este documento, disponível AQUI e que a SPECO e a FEE gostariam de ver conhecido como a “Carta de Lisboa”, reúne as principais conclusões de um dos debates realizados no primeiro dia do 15º Congresso da FEE, sobre a ligação entre a Ecologia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Moderado por José Vítor Malheiros, consultor e comunicador de ciência e autor deste documento, o debate teve como intervenientes David Nabarro em representação das Nações Unidas, Humberto Rosa enquanto Diretor para o Capital Natural da Direção Geral do Ambiente da Comissão Europeia, Osvaldo Sala, como Presidente da Associação Americana de Ecologia, Arjen Wals, responsável pela cátedra da UNESCO ligada às alterações sócio-ecológicas e Laura Airoldi, como coordenadora regional da Rede Global de Ecossistemas do Mar Mediterrâneo.

“Numa altura em que os problemas ambientais se agudizam, a Ecologia, enquanto ciência necessita mostrar e destacar a transversalidade do seu conhecimento. Por outro lado, a visão agregadora e holística dos ecólogos deve ser clarificada e promovida. Foi esta preocupação que esteve subjacente à organização do congresso e do debate que culminou neste documento”, explica Maria Amélia Martins-Loução, Presidente da SPECO, investigadora do cE3c e impulsionadora da criação deste documento.

A comunidade internacional de ecólogos é convidada a enviar o seu contributo para este documento para info@speco.pt. A versão final será apresentada em 2020 durante o congresso da Associação Americana de Ecologia e posteriormente, em 2021 na reunião da Associação Internacional para a Ecologia (INTECOL), que terá lugar em Genebra.

Recorde-se que a FEE é atualmente presidida por Cristina Máguas, Coordenadora do cE3c, e que vários investigadores do cE3c estiveram ativamente envolvidos na organização do 15º Congresso da FEE.

Other Articles

  • Apelo urgente da IUCN para aumentar medidas de conservação

    Scientific Report Apelo urgente da IUCN para aumentar medidas de conservação

  • Relatório Anual do Grupo de Biodiversidade dos Açores - 2018

    Scientific Report Relatório Anual do Grupo de Biodiversidade dos Açores - 2018

  • Guia permite conhecer os insetos e plantas das Estações da Biodiversidade de Mértola

    Scientific Report Guia permite conhecer os insetos e plantas das Estações da Biodiversidade de Mértola

  • Já está disponível para download o livro “Gestão da Zona Costeira – O Desafio da Mudança”, coordenado por investigadores do cE3c

    Scientific Report Já está disponível para download o livro “Gestão da Zona Costeira – O Desafio da Mudança”, coordenado por um investigador do cE3c

  • Já está disponível o relatório de atividades de 2017 do Grupo de Biodiversidade dos Açores (cE3c)

    Scientific Report Já está disponível o relatório de atividades de 2017 do Grupo de Biodiversidade dos Açores (cE3c)