News

Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

A necessidade de reflexão e transformação do sistema agrícola e alimentar é ampla e transversalmente reconhecida, sendo tópico frequente – e até determinante – nas várias agendas nacionais, europeias e mundiais.

O projeto GrowLIFE: An integrated approach to promote sustainable food systems via behavioral changes cross-fostering all parties involved nasceu neste contexto e visa promover um sistema alimentar mais sustentável a nível social, económico e ambiental, rumo a uma mudança sistemática de comportamento em produtores, consumidores e decisores políticos.

Coordenado pela investigadora cE3c Sara Magalhães, e envolvendo a equipa do projeto da Caravana AgroEcológica, o projeto dá os primeiros passos públicos esta semana com dois eventos na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que servem de kick-off para as tarefas e mensagens que irá implementar e disseminar.

​A Caravana AgroEcológica é um projeto participativo, facilitado pelo grupo de investigação MITE2, do cE3c – FCUL, que através de um conjunto de iniciativas procura aproximar produtores, consumidores e investigadores, tendo por base a Agroecologia. Mais informações aqui.

 
22 de junho, quinta-feira, 17h30-19h00, entrada livre

Conferência As Dimensões da Agroecologia: Ciência, Práticas Agrícolas e Movimento Social

O painel irá focar as suas intervenções nas diferentes dimensões da agroecologia e a sua importância para a sustentabilidade do sistema alimentar:

  • Ciência: Professora Cristina Branquinho, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
  • Práticas Agrícolas: Anna Morera, Coordenadora da Área de Formação em Agricultura Orgânica e Regenerativa da ONG Deafal, Itália.
  • Movimento Social: Professora Irene Cardoso da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil e ex-Presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), e Laura Tarrafa da Direção da Confederação Nacional de Agricultura (CNA).
  • Políticas Públicas: Bea Gascó, consultora em políticas agroambientais e rurais de Valência, Espanha, e Professora Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, coordenadora do Centro de Ecologia Funcional e Cátedra Unesco em Biodiversidade.
  • Moderação por Vera Moutinho, jornalista do Público que tem focado o seu trabalho na sustentabilidade do sistema alimentar.

23 de junho, sexta-feira, 14h00-18h00, entrada livre

Dia Aberto de Produtores

Para que o sistema alimentar seja mais sustentável, temos de conhecer melhor os seus vários atores e refletir sobre como podemos participar no processo de mudança. Como consumidores que todos somos, podemos decidir que alimentos comprar e a quem. Comprar a produtores sustentáveis pode ajudar a transformar o sistema alimentar.

Neste Dia Aberto poderá conhecer produtores sustentáveis que vendem diretamente ao consumidor, experimentar pratos confecionados com produtos sustentáveis por Chefs e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e conversar com todos sobre o papel de cada pessoa na transição do sistema alimentar.

 

Além da equipa cE3c-Caravana AgroEcológica (FCiências.ID), o projeto conta ainda com o Turismo de Portugal na coordenação. Tem a duração de cinco anos e é co-financiado pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) da União Europeia (Projeto 101074425 — LIFE21-GIC-PT-GrowLIFE).

___________________

Notícia por Rúben Oliveira, Gabinete de Comunicação cE3c, e Patrícia Almeida, GrowLIFE.              


Tags: EE GrowLIFE LIFE programme agroecology Caravana AgroEcologica sustainability agriculture food system

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?

  • AML - iconic city

    Project Adaptação da Área Metropolitana de Lisboa às alterações climáticas pode ficar comprometida se aquecimento global exceder os 1,5 °C