News

Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?


Photos Gallery

As soluções baseadas na natureza apresentam-se como soluções multifuncionais, sustentáveis e resilientes para a regeneração dos centros urbanos. Enquanto componentes da infraestrutura verde, as coberturas e fachadas verdes assumem destaque por permitirem a introdução de vegetação em elementos construídos, garantindo múltiplos benefícios para as pessoas e Natureza. Importa assim conhecer com crescente detalhe os seus contributos efetivos, nomeadamente para a biodiversidade das cidades, dado estar na base do funcionamento dos ecossistemas e dos serviços que prestam.

Foi este o propósito na génese do novo projeto GRAVITY, que conta com uma relevante participação do cE3c no estudo da biodiversidade que habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa. A tarefa, a cargo das investigadoras cE3c Patrícia Tiago e Ana Leal, será complementada por uma equipa tão grande quanto a motivação dos lisboetas, já que também eles se poderão envolver diretamente no estudo.

Patrícia Tiago revela que “no caso da biodiversidade, solicitar a ajuda dos cidadãos para registar as espécies de seres vivos presentes nas cidades é extremamente benéfico, pois aumenta o número de observadores que podem fornecer informações úteis aos cientistas, além de incentivar as pessoas a se relacionarem mais com a natureza e a conhecerem as espécies ao seu redor”.

Para tal, o projeto irá integrar a plataforma Biodiversity4All, que regista já mais de 1 milhão de registos em Portugal. Através dos dados recolhidos pelos participantes, será possível compreender o que estará a influenciar a biodiversidade urbana em diferentes locais – como as diferenças apresentadas pelos telhados e fachadas verdes, ou a proximidade a espaços verdes – e assim “contribuir para a existência de corredores verdes na cidade”, acrescenta a investigadora.

O projeto GRAVITY é coordenado pelo centro de investigação CERIS (Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability) do Instituto Superior Técnico, e conta uma equipa de investigação multidisciplinar, com experiência complementar na estimativa dos benefícios ambientais, económicos e sociais de telhados e fachadas verdes, na tecnologia e custos envolvidos, entre outros domínios.

Os resultados irão assegurar um considerável avanço no conhecimento da biodiversidade de telhados e paredes verdes, fundamental para uma ampla disseminação deste tipo de soluções verdes nos edifícios e nas cidades.

No workshop de lançamento, que decorrerá já esta quinta-feira, 16 de março entre as 17h00 e as 18h00 no Centro de Informação Urbana de Lisboa, localizado Picoas Plaza (programa à esquerda) os participantes terão a oportunidade de aprender sobre ciência cidadã, como se envolver no projeto GRAVITY e como funciona a plataforma BioDiversity4All.

 

___________________

Notícia por Rúben Oliveira, Gabinete de Comunicação cE3c.                            


Tags: CSES TMB gravity lisbon urban biodiversity green infrastructure citizen science biodiversity4all

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • AML - iconic city

    Project Adaptação da Área Metropolitana de Lisboa às alterações climáticas pode ficar comprometida se aquecimento global exceder os 1,5 °C