News

Novo livro e jogo para explorar a biologia e evolução do vírus da gripe no ensino básico e secundário

16/10/2019. Texto de Marta Daniela Santos. Capa e figuras do livro da autoria de Alexandre Algarvio.

Já está disponível para download gratuito o livro “Vírus da Gripe: Desafios do Sistema Imunitário e da Medicina à Luz da Evolução”, dirigido a estudantes e professores do ensino básico e secundário e a todos os interessados em saber mais sobre a biologia e a evolução do vírus da gripe. O livro é da autoria de Teresa Nogueira e Rita Ponce, colaboradoras do cE3c (FCUL), e inclui uma atividade que pode ser desenvolvida em sala de aula - um jogo sobre a evolução do vírus da gripe.

Desde esta segunda-feira, 14 de outubro, que está disponível nos centros de saúde e nas farmácias a vacina contra a gripe – mediante prescrição médica para quem não faça parte de um dos grupos de risco. Mas porque é que se toma esta vacina todos os anos e não apenas uma vez, como acontece com outras doenças? Porque é que a gripe é sazonal? Como é que o vírus da gripe evolui? E porque é que ocasionalmente surgem grandes pandemias mundiais, como por exemplo a gripe espanhola que em 1918 matou mais jovens que a Primeira Guerra Mundial?  

 

Estrutura tridimensional do vírus da gripe. Figura retirada do livro "Vírus da Gripe: Desafios do Sistema Imunitário e da Medicina à Luz da Evolução" (Figura 3). ©: Alexandre Algarvio.

É para responder a estas e outras perguntas que surge o livro “Vírus da Gripe: Desafios do Sistema Imunitário e da Medicina à Luz da Evolução”. Escrito numa linguagem clara e acessível, numa perspetiva didática para estudantes do ensino básico e secundário – mas acessível a qualquer interessado no tema –, o livro foi desenvolvido por Teresa Nogueira e Rita Ponce com o apoio da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.

“Este projeto nasceu da perceção que temos de que existe pouca informação acerca da biologia do vírus da gripe. Durante o surto da gripe suína em 2009 muitas pessoas estavam assustadas e tentavam acompanhar as notícias. Há cerca de dois anos recebemos o pedido de uma escola secundária para que oferecêssemos formação aos professores nesta área. Decidimos responder a este apelo e tentamos cativar as pessoas para um vírus que é um ótimo modelo para o ensino da evolução biológica”, explica Teresa Nogueira.

Alguns dos materiais usados no jogo sobre a evolução do vírus da gripe. Imagem retirada do livro "Vírus da gripe: Desafios do Sistema Imunitário e da Medicina à Luz da Evolução"

O livro inclui uma atividade prática para a sala de aula: um jogo sobre a evolução do vírus da gripe, que pode ser jogado a partir do 6º ano de escolaridade, com diferentes graus de complexidade até ao ensino superior.

“Nós temos vindo a dinamizar esta atividade em vários locais e já demos formação a professores usando esta atividade”, explica Rita Ponce.

A próxima formação para professores sobre esta atividade terá lugar em novembro, no Porto, integrada no XV Encontro Nacional de Biologia Evolutiva – mais informação disponível aqui.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?