Island Arthropod Macroecology

Traços a Cores – Investigação sobre a biodiversidade dos Açores

  • Regional Research Project
  • 2019 to 2020
Summary:

As Ciências da Vida produzem não só conhecimento básico, como informação necessária à tomada de decisão na gestão e conservação do biota nativo e à sensibilização dos locais e turistas sobre a temática. Centros de investigação, como por exemplo o Grupo de Biodiversidade dos Açores (GBA- Ce3c, Universidade dos Açores), têm vindo a produzir informação fundamental sobre a biodiversidade na Região, mas no entanto, a informação gerada raramente chega ao público em geral, deixando assim a maior parte da sociedade alheia aos processos e resultados da investigação científica.
Para reduzir o hiato entre cientistas e sociedade, serão desenvolvidos no âmbito deste projeto de ciência cidadã produtos gráficos em linguagens contemporâneas, acessíveis e apelativas, inspirados na investigação realizada sobretudo pelo Grupo da Biodiversidade dos Açores. O material gráfico será aplicado em vários suportes (ex. postais e T-shirts) a distribuir gratuitamente pelas comunidades locais e visitantes para a promoção da biodiversidade nativa dos Açores e da investigação sobre ela realizada.
Para garantir aproximações equilibradas entre o rigor e exatidão científicos, a metáfora e o sentido figurado da arte e os interesses, gramáticas e gostos dos públicos a que esta iniciativa se destina, será criado um fórum de investigadores, artistas e representantes dos vários segmentos de cidadãos visados, em que serão negociados os contornos dos produtos a conceber.
A introdução deste "filtro" social na divulgação científica promove, de formas inovadoras e eficazes, a biodiversidade local, dá audibilidade à ciência produzida nos Açores e vem corroborar a relevância da ciência cidadã, diversificando as modalidades de atuação e contributos da sociedade civil para a ciência e conservação da natureza.
A sustentabilidade dos resultados deste projeto decorre, por outro lado, da disponibilização de modos operandi que se poderão autonomizar na utilização das ilustrações produzidas para iniciativas futuras e/ou criação de novos produtos de promoção das ilhas e do seu património natural.


Funding Institution:

Direcção Regional da Ciência e Tecnologia (M3.4.B/CIÊNCIA CIDADÃ/041/2019, PRO-SCIENTIA, DRCT).


Partners: