News

Mini-exposição “Insetos em Ordem” chega à Biblioteca de Marvila, em Lisboa

2/04/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

A mini-exposição “Insetos em Ordem” vai estar em exibição na Biblioteca de Marvila, Lisboa, entre 3 e 30 de abril, com entrada livre. A exposição é produzida pelo cE3c, pelo Tagis – Centro de Conservação de Borboletas de Portugal e pelo MUHNAC – Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

O que são insetos? Como se identificam? Estas são algumas das várias questões a que é possível responder ao visitar a mini-exposição “Insetos em Ordem”, que agora chega à Biblioteca de Marvila, em Lisboa.

A exposição mantém o seu caráter dinâmico e interativo, construindo no espaço expositivo um conceito de labirinto e jogo de pistas. À chegada os visitantes recebem um inseto verdadeiro, conservado em resina, e passam pela experiência individual de identificação da Ordem a que o animal pertence: borboleta, besouro, gafanhoto... No espaço da exposição está desenhada uma chave dicotómica de caminhos coloridos; ao longo do percurso – que será diferente para cada visitante, dependendo do inseto que escolheu e da observação das suas características morfológicas – os visitantes ficam a conhecer mais detalhes sobre as características, diversidade, biologia e ecologia dos insetos.

A exposição “Insetos em Ordem” foi inicialmente desenvolvida pelo cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (FCUL) e pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) como parte do programa de celebrações do Ano Internacional da Biodiversidade em 2010. O formato “mini” resulta da sucessiva adaptação da exposição aos diversos espaços que já percorreu um pouco por todo o país.

A entrada é livre, de acordo com o horário da Biblioteca de Marvila, disponível aqui. Para mais informações sobre a exposição, contactar Patrícia Garcia-Pereira.

Other Articles

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?

  • AML - iconic city

    Project Adaptação da Área Metropolitana de Lisboa às alterações climáticas pode ficar comprometida se aquecimento global exceder os 1,5 °C

  • Portugal lidera projeto europeu que irá criar laboratórios para a democracia em 6 países

    Project cE3c lidera projeto europeu que irá criar laboratórios para a democracia em 6 países

  • Orçamento Participativo cE3c 2023 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo cE3c 2023 - Candidaturas abertas

  • INVASIVES, estudar o comportamento invasor à luz das alterações climáticas

    Project INVASIVES, estudar o comportamento invasor à luz das alterações climáticas