News

Já está disponível para download o livro “Gestão da Zona Costeira – O Desafio da Mudança”, coordenado por um investigador do cE3c


Photos Gallery

6/03/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

Já está disponível para download, AQUI, o livro “Gestão da Zona Costeira – O Desafio da Mudança”, criado pelo Grupo de Trabalho do Litoral, no qual estão envolvidos os investigadores do cE3c Filipe Duarte Santos e Gil Penha-Lopes. O livro será lançado no próximo dia 9 de março, na Conferência Inaugural do Ano OE (Ordem dos Engenheiros) das Alterações Climáticas, no Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros.

O livro “Gestão da Zona Costeira – O Desafio da Mudança” reúne as principais conclusões e recomendações resultantes do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho do Litoral (GTL), tendo por base o relatório entregue pelo GTL em dezembro de 2014, que se refere à zona costeira de Portugal continental com especial foco às áreas críticas.

Tem como editores Filipe Duarte Santos (cE3c-FCUL), Gil Penha-Lopes (cE3c-FCUL) e António Mota Lopes (Agência Portuguesa para o Ambiente I. P.). A autoria dos vários capítulos é coordenada por Filipe Duarte Santos, reunindo contributos de António Mota Lopes, Gabriela Moniz, Laudemira Ramos e Rui Taborda.

Este livro será lançado na próxima sexta-feira, 9 de março, na Conferência Inaugural “2018 – Ano OE das Alterações Climáticas”, que terá lugar no Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, com entrada gratuita mediante inscrição prévia (mais informações disponíveis aqui). A apresentação do livro está a cargo de Filipe Duarte Santos, investigador do cE3c e Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

O Grupo de Trabalho do Litoral foi constituído em 2014 com o objetivo de “desenvolver uma refexão aprofundada sobre as zonas costeiras, que conduza à definição de um conjunto de medidas que permitam, no médio prazo, alterar a exposição ao risco, incluindo nessa refexão o desenvolvimento sustentável em cenários de alterações climáticas” (despacho nº6574/2014, de 20 de maio).

Livro disponível para download AQUI.

 

Este livro deve ser citado da seguinte forma:

Filipe Duarte Santos, António Mota Lopes, Gabriela Moniz, Laudemira Ramos, Rui Taborda (2017). Grupo de Trabalho do Litoral: Gestão da Zona Costeira: O desafo da mudança. Filipe Duarte Santos, Gil Penha-Lopes e António Mota Lopes (Eds). Lisboa (ISBN: 978-989-99962-1-2)

Other Articles

  • Federação Europeia de Ecologia lança reflexão sobre responsabilidades dos ecólogos

    Scientific Report Federação Europeia de Ecologia lança reflexão sobre responsabilidades dos ecólogos

  • Apelo urgente da IUCN para aumentar medidas de conservação

    Scientific Report Apelo urgente da IUCN para aumentar medidas de conservação

  • Relatório Anual do Grupo de Biodiversidade dos Açores - 2018

    Scientific Report Relatório Anual do Grupo de Biodiversidade dos Açores - 2018

  • Guia permite conhecer os insetos e plantas das Estações da Biodiversidade de Mértola

    Scientific Report Guia permite conhecer os insetos e plantas das Estações da Biodiversidade de Mértola

  • Já está disponível o relatório de atividades de 2017 do Grupo de Biodiversidade dos Açores (cE3c)

    Scientific Report Já está disponível o relatório de atividades de 2017 do Grupo de Biodiversidade dos Açores (cE3c)