News

Artigo com co-autoria de investigadores cE3c destacado pela Web of Knowledge como “Hot Paper”


Photos Gallery

26/09/2017. Texto de Marta Daniela Santos.

Na fotografia: Harmonia axyridis. Fotografia de Peter Brown.

O artigo “The harlequin ladybird, Harmonia axyridis: global perspectives on invasion history and Ecology”, publicado em 2016 na revista científica Biological Invasions, foi recentemente distinguido como “Hot Paper” pela Web of Knowledge na área de Ambiente/Ecologia. Entre os autores do artigo encontram-se os investigadores Isabel Borges, Artur Gil e António Onofre Soares, do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e GBA – Grupo de Biodiversidade dos Açores.

Neste estudo, os investigadores apresentam uma visão da história de invasão e ecologia à escala global da espécie Harmonia axyridis, um inseto predador com elevado potencial para o combate a pragas agrícolas.

“Esta espécie, nativa da Ásia, foi intencionalmente introduzida em vários países como agente de controlo biológico. No entanto, as suas características biológicas e a sua capacidade de prosperar em diversos habitats e condições climáticas fizeram com que rapidamente dispersasse, ameaçando a biodiversidade dos habitats invadidos por via da competição e predação“, explica António Onofre Soares (cE3c/GBA), um dos co-autores do estudo.

A Web of Knowledge distingue como “Hot Papers” os artigos que atingem o seu pico de citações mais cedo do que a norma – que em média costuma ocorrer entre dois a quatro anos após a sua publicação. Para isso, como se pode ler na página da Web of Knowledge, avaliam o número de citações recebido por cada artigo em períodos de dois meses. As citações recebidas pelo presente estudo no período de maio/junho 2017 colocam-nos na categoria de “Hot Paper”, num grupo restrito de artigos (0,1%) da área de Ambiente/Ecologia.

No artigo, os investigadores refletem sobre as anteriores contribuições científicas na compreensão da biologia da invasão desta espécie e fornecem informações relevantes para os decisores políticos e para os cidadãos em geral.

 

Referência do estudo:

The harlequin ladybird, Harmonia axyridis: global perspectives on invasion history and Ecology, Roy, H.E., Brown, P.M.J., Adriaens, T. et al. Biol Invasions (2016) 18: 997. https://doi.org/10.1007/s10530-016-1077-6

Other Articles

  • Mar de plástico: Mediterrâneo é a área do mundo com maior risco para as ameaçadas aves marinhas

    Paper Mar de plástico: Mediterrâneo é a área do mundo com maior risco para as ameaçadas aves marinhas

  • Combater a extinção social das plantas e da botânica de telemóvel na mão

    Paper Combater a extinção social das plantas e da botânica de telemóvel na mão

  • Gestão de biodiver-cidades: conhecimento sobre as espécies assegura funcionamento da infraestrutura verde

    Paper Gestão de biodiver-cidades: conhecimento sobre as espécies assegura funcionamento da infraestrutura verde

  • Revista IBIS nomeia artigo de recém-doutorado do cE3c como um dos melhores do ano

    Paper Revista IBIS nomeia artigo de recém-doutorado do cE3c como um dos melhores do ano

  • Estudo mundial alerta para a degradação das zonas áridas devido ao aumento do pastoreio

    Paper Estudo mundial alerta para a degradação das zonas áridas devido ao aumento do pastoreio