News

Revista IBIS nomeia artigo de recém-doutorado do cE3c como um dos melhores do ano


Photos Gallery

O artigo “High trophic niche overlap in mixed-species colonies using artificial nests”, liderado por João Gameiro, é um dos 11 melhores artigos para os editores da revista internacional IBIS, especializada no domínio da ornitologia. Os artigos selecionados partilham o facto de terem como primeiro autor um investigador em início de carreira. A seleção final do vencedor está em aberto e depende da votação online do público aqui, até 10 de março.

A investigação e causa teve por base as estruturas artificiais de nidificação erguidas na Zona de Proteção Especial de Castro Verde pela Liga para a Protecção da Natureza para a recuperação da avifauna ameaçada local, sobretudo, da população de peneireiro-das-torres (ou francelho; Falco naumanni). A sua ocupação por diferentes espécies ao longo do ano, e em simultâneo, desencadeia naturalmente interações entre si que, até então, permaneciam relativamente desconhecidas. Importava assim caracterizar estas colónias mistas do ponto de vista ecológico e interpretá-las à luz das suas consequências para a conservação das espécies-alvo.

Foi precisamente este o objetivo do artigo agora nomeado. Recorrendo à análise isotópica da dieta das várias espécies, os autores encontraram uma sobreposição entre o nicho trófico de peneireiro-das-torres, peneireiro-comum (Falco tinnunculus), rolieiro (Coracias garrulus), coruja-das-torres (Tyto alba), mocho-galego (Athene noctua) e estorninho-preto (Sturnus unicolor), e entre os progenitores e as crias de cada espécie. A particular coincidência entre o nicho trófico de peneireiro-das-torres, rolieiro e estorninho-preto não parece resultar num elevado nível de competição interespecífica, face à abundância de alimento, como gafanhotos, que facilita a coexistência entre estas aves. Contudo, este cenário poderá alterar-se em áreas e períodos de tempos onde os recursos escasseiam – uma hipótese cada vez mais plausível face às alterações ambientais impostas pela atividade humana.

Assim, a equipa conclui que, aquando do desenho e implementação de medidas de conservação que equacionam a utilização de estruturas artificiais de nidificação, devem ser tidos em conta os nichos ocupados por cada espécie presente na região e a forma como interagem.

João Gameiro era, à data da publicação, doutorando do Programa Doutoral em Biodiversidade, Genética e Evolução (BIODIV), no grupo de investigação em Biodiversidade Tropical e Mediterrânica. A sua orientação esteve a cargo do investigador cE3c Jorge Palmeirim, de Inês Catry (Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves", Instituto Superior de Agronomia) e Aldina Franco (School of Environmental Sciences, University of East Anglia, UK).

Contribua para a escolha do melhor artigo até 10 de março, aqui.

 

___________________

Notícia por Rúben Oliveira, Gabinete de Comunicação cE3c, com revisão de João Gameiro.

Fotografias de João Gameiro.


Tags: TMB nomination conservation birds biodiv

Other Articles

  • Mar de plástico: Mediterrâneo é a área do mundo com maior risco para as ameaçadas aves marinhas

    Paper Mar de plástico: Mediterrâneo é a área do mundo com maior risco para as ameaçadas aves marinhas

  • Combater a extinção social das plantas e da botânica de telemóvel na mão

    Paper Combater a extinção social das plantas e da botânica de telemóvel na mão

  • Gestão de biodiver-cidades: conhecimento sobre as espécies assegura funcionamento da infraestrutura verde

    Paper Gestão de biodiver-cidades: conhecimento sobre as espécies assegura funcionamento da infraestrutura verde

  • Estudo mundial alerta para a degradação das zonas áridas devido ao aumento do pastoreio

    Paper Estudo mundial alerta para a degradação das zonas áridas devido ao aumento do pastoreio

  • Peixes exóticos despertam vírus responsável pelo colapso dos anfíbios no Parque Nacional da Peneda-Gerês

    Paper Peixes exóticos despertam vírus responsável pelo colapso dos anfíbios no Parque Nacional da Peneda-Gerês