News

Trabalho desenvolvido por alunos do ensino básico em colaboração com investigadores do BioClub (cE3c) premiado no XII Congresso Nacional de Cientistas em Ação

18/05/2017. Texto de Marta Daniela Santos.

O trabalho "Parcerias entre seres vivos", desenvolvido por alunos do 3º ano de escolaridade do Colégio São João de Brito, em colaboração com investigadores do projeto BioClub, coordenado pelo cE3c, foi distinguido com um 1º Prémio no XII Congresso Nacional de Cientistas em Ação. 

Será que as plantas formam parcerias? Motivados por esta pergunta, os alunos do 3º ano de escolaridade do Colégio São João de Brito planificaram o trabalho experimental, em colaboração com investigadores do projeto BioClub, coordenado pelo cE3c. O trabalho desenvolvido foi recentemente distinguido com um 1º Prémio no XII Congresso Nacional de Cientistas em Ação, que teve lugar no final de Abril em Estremoz. 

Utilizando garrafas de plástico como vasos, e tendo testado previamente a quantidade de solo e de água, os alunos monitorizaram o crescimento das plantas de trigo e ervilheira em separado e em conjunto ao longo de 7 semanas. Constaram que as plantas em associação crescem mais através do estabelecimento de parcerias visíveis e não visíveis, em particular com os microorganismos do solo.

Maria Amélia Martins-Loução, investigadora cE3c e do BioClub que trabalhou com os alunos, refere: "Desenvolver experiências desta natureza com jovens do 3º ano de escolaridade foi muito estimulante. Uma pergunta complexa, que perseguimos no âmbito do projeto, teve de ser simplificada ao máximo para que os jovens entendessem e se responsabilizassem pelo seu bom andamento ao longo de 8 semanas. Eles ficaram muito satisfeitos pela quantidade de coisas que fizeram e aprenderam e a ‘professora de cabelos brancos’, como eles me chamaram, ficou muito orgulhosa”.


Tags: PSE

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?