News

cE3c dinamiza inquérito sobre os espaços verdes de Lisboa como parte de projeto europeu Green Surge

20/02/2017. Texto de Ana Luz, editado por Marta Daniela Santos. Fotografia de Filipa Grilo.

Até 15 de abril 2017 será possível responder a um breve inquérito, disponível aqui, sobre os espaços verdes mais frequentados na cidade de Lisboa. O inquérito foi desenvolvido pelo cE3c no âmbito do projeto europeu Green Surge, e tem como objetivo estudar as razões que levam à escolha de frequentar ou não os espaços verdes, bem como identificar as áreas que são reconhecidas como mais interessantes ao nível da biodiversidade e riqueza cultural e aquelas que são evitadas.

O cE3c em colaboração com 24 parceiros de 11 países participa no projeto Europeu FP7 Green SurgeGreen Infrastructure and Urban Biodiversity for Sustainable Urban Development and the Green Economy que procura identificar, desenvolver e testar formas de estabelecer ligações entre os espaços verdes, a biodiversidade, a população e a economia verde, a fim de responder aos grandes desafios urbanos relacionados com os conflitos de uso do território, a adaptação às alterações climáticas, ao crescimento demográfico e a saúde e bem-estar humanos.

No âmbito do projeto e em colaboração com o Plano de Ação Local para a Biodiversidade 2020 de Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa pretende-se recolher informação sobre os espaços verdes mais frequentados na cidade de Lisboa e as razões dessa escolha. Pretende-se igualmente identificar as áreas que são reconhecidas como as mais interessantes ao nível da biodiversidade, de riqueza cultural, bem como aquelas que são evitadas.

O inquérito está disponível aqui até 15 de abril 2017, e demora cerca de 10 minutos a completar. Através deste estudo pretende-se, portanto, perceber os usos e benefícios que os espaços verdes urbanos prestam aos cidadãos, a sua distribuição espacial em Lisboa, e a perceção da população sobre a biodiversidade urbana e os serviços dos ecossistemas, de forma proporcionar conhecimento que apoiem o planeamento e implementação de espaços verdes urbanos.

Agradecemos a vossa participação!

Other Articles

  • O contrato visa criar um centro interpretativo de ecossistemas dunares em Monte Gordo.

    Project ICNF e FCUL assinam contrato de cooperação com participação do cE3c

  • Cave Animal of the Year 2021 – Portugal

    Project Cave Animal of the Year 2021 – Portugal

  • Primeira edição do Concurso de Fotografia ‘Cigarras de Portugal’

    Project Primeira edição do Concurso de Fotografia ‘Cigarras de Portugal’

  • Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c

    Project Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c

  • Ajude os cientistas a descobrir algumas das cigarras menos conhecidas de Portugal

    Project Ajude os cientistas a descobrir algumas das cigarras menos conhecidas de Portugal