News

Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c

7/07/2021. Texto por Marta Daniela Santos. Na imagem, da esquerda para a direita: Raquel Milheiro Mendes (CSES), Pablo Carril Vaglini (PSE) e Ana Júlia Pereira (ESFE), investigadores cujos projetos foram distinguidos na primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c.

A relação das crianças com a biodiversidade nas escolas, a interferência química de bactérias promotoras do crescimento das plantas e o efeito da gestão humana na diversidade de comunidades de plantas aráveis são os temas dos três projetos vencedores.

A primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c recebeu 10 projetos candidatos, de 6 grupos de investigação do cE3c, tendo reunido votos de 48,5% dos membros integrados do cE3c que, numa escolha difícil entre os vários projetos recebidos de elevada qualidade, selecionaram os seguintes projetos vencedores:

// Escolas biodiversas: avaliar a ligação das crianças à natureza e promover a biodiversidade local, por Raquel Milheiro Mendes, do grupo ‘Conservation in Socio-Ecological Systems – CSES’;

// A metabolomic study to unravel the chemical crosstalk between plant growth promoting bacteria, plants and seed-borne endophytes, por Pablo Carril Vaglini do grupo ‘Plant-Soil Ecology – PSE’.

// Effects of human management on the phylogenetic diversity of arable plant communities, por Ana Júlia Pereira, do grupo ‘Environmental Stress & Functional Ecology – ESFE’;

Cada um dos projetos será financiado num valor máximo de €4000, e será apresentado no Encontro Anual do cE3c, que tem lugar entre 30 de setembro e 1 de outubro de 2021, online.

O Orçamento Participativo do cE3c tem por objetivo financiar pequenos projetos de investigadores juniores do cE3c que contribuem para a investigação que desenvolvem no seu doutoramento. Em 2021 realizou-se a sua primeira edição, cujo período de candidaturas decorreu até 15 de junho de 2021.

Other Articles

  • O contrato visa criar um centro interpretativo de ecossistemas dunares em Monte Gordo.

    Project ICNF e FCUL assinam contrato de cooperação com participação do cE3c

  • Cave Animal of the Year 2021 – Portugal

    Project Cave Animal of the Year 2021 – Portugal

  • Primeira edição do Concurso de Fotografia ‘Cigarras de Portugal’

    Project Primeira edição do Concurso de Fotografia ‘Cigarras de Portugal’

  • Ajude os cientistas a descobrir algumas das cigarras menos conhecidas de Portugal

    Project Ajude os cientistas a descobrir algumas das cigarras menos conhecidas de Portugal

  • Plataforma LTsER Montado junta-se a estudo internacional de monitorização da biodiversidade

    Project Plataforma LTsER Montado junta-se a estudo internacional de monitorização da biodiversidade