News

Como planear a floresta do futuro? Novo filme de animação para celebrar o Dia Internacional das Florestas

21/03/2021. Texto de Adriana Príncipe, editado por Marta Daniela Santos.

Para assinalar o Dia Internacional das Florestas, a 21 de março, investigadores do cE3c lançam a versão em inglês do filme de animação 'Como planear a floresta do futuro?'. Com cerca de três minutos, o filme pretende ser um ponto de partida para a reflexão sobre os fatores que ameaçam as florestas e o que pode ser feito para assegurar o seu desenvolvimento a longo prazo. 

Em 2021, o Dia Mundial das Florestas é dedicado ao restauro florestal como um caminho para a recuperação e bem-estar: tema lançado pela Organização das Nações Unidas neste que é o primeiro ano da década de restauro de ecossistemas. 

Trata-se de um dia especial para assinalar, em particular, a importância das florestas nas zonas semiáridas, onde a vegetação é limitada pela disponibilidade de água e ameaçada pelas alterações climáticas e do uso do solo. É este o tema do filme de animação 'Como planear a floresta do futuro?', inspirado na investigação que Adriana Príncipe está a desenvolver no seu doutoramento, no grupo ‘Ecology of Environmental Change’ do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 

No seu doutoramento, Adriana Príncipe estuda o restauro das florestas mediterrânicas com particular foco em espécies características do clima semiárido em Portugal, como a azinheira e o sobreiro. O objetivo? Mapear com precisão os vários fatores que atuam a diferentes escalas nestes ecossistemas e determinam o sucesso da reflorestação.   

“O trabalho que desenvolvemos até agora tem evidenciado que há uma elevada contribuição dos efeitos locais no estabelecimento e distribuição das árvores das florestas nas zonas semiáridas. Quantificar a influência dos fatores locais a diferentes escalas vai contribuir para uma melhor gestão de precisão das florestas destes ecossistemas, o que poderá ter importantes aplicações práticas no aumento do sucesso de reflorestações, ao permitir mapear os locais com maior probabilidade de sobrevivência das árvores plantadas”, explica Adriana Príncipe. 

Desenvolvido por vários investigadores do cE3c e com produção, ilustração e animação de Hélder Pais, este filme de animação pretende alertar para o papel dos efeitos locais no estabelecimento e distribuição das árvores nestas áreas mediterrânicas, resultados evidenciados neste trabalho de doutoramento. Quantificar os fatores locais a diferentes escalas e com continuidade espacial pode assim contribuir para uma melhor gestão e futura recuperação das florestas destes ecossistemas. 

Veja ou reveja também a versão portuguesa do filme "Como planear a floresta do futuro?", AQUI, lançada em setembro de 2020 por ocasião do Dia da Ecologia.

Créditos do filme: 

Produção, Ilustração e Animação: Hélder Pais (http://helderpais.com) 

Narração: Marta Daniela Santos (cE3c) 

Guião e Coordenação Científica: Adriana Príncipe (cE3c) – o guião foi inspirado no seu tema da tese de Doutoramento; Maria Amélia Martins-Loução (cE3c/SPECO); Cristina Branquinho (cE3c/FCUL); Helena Serrano (cE3c/SPECO); Marta Daniela Santos (cE3c); Maria Castanheira (cE3c); Fabrício Mota (cE3c); Pedro Pinho (cE3c). 

Centre for EcologyEvolution and Environmental Changes, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 

Este filme foi financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do financiamento de Unidades de I&D, UIDB/00329/2020. 

Agradecimentos: 

FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências (http://www.fciencias-id.pt) 
Ciências ULisboa - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (https://ciencias.ulisboa.pt) 

ILTER - International Long-Term Ecosystem Research Network (https://www.ilter.network/) 

LTsERmontado - Plataforma Long-Term Socio-Ecological Research - Montado (http://www.ltsermontado.pt) 

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia (https://www.speco.pt) 

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?