News

Publicado o primeiro Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental


Photos Gallery

10/03/2021. Texto de Marta Daniela Santos e Maria João Collares-Pereira.

Já está disponível nas livrarias o primeiro “Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental”. Foi desenvolvido por uma equipa de especialistas portugueses e convida os leitores a mergulhar nos rios de Portugal continental para conhecer a diversidade de peixes que os habitam.

Os peixes de água doce são um dos grupos de vertebrados mais ameaçados em todo o mundo. Portugal não é exceção, com mais de 60% das espécies nativas em risco de extinção. O “Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental”, agora publicado, surge numa altura em que o agravamento das pressões sobre os ecossistemas fluviais em Portugal e em toda a região mediterrânica, devido à destruição de habitats, à introdução de espécies exóticas e às alterações climáticas, entre outras, requer a mobilização de todos.

Para este guia foram necessários vários anos de trabalho de recolha e organização de informação por uma equipa que se tem dedicado ao estudo e conservação destes vertebrados e dos seus habitats. Nele são abordados inúmeros temas, desde os vários tipos de ecossistemas fluviais às características particulares dos peixes que neles habitam e ao valor que possuem no contexto científico, histórico, ornamental e cultural.

“Algumas espécies, como a lampreia-marinha, o sável, a enguia-europeia e o achigã, são bem conhecidas do público; mas muitas outras, como os barbos, as bogas, os escalos que vivem nos nossos rios, são praticamente desconhecidas da maioria dos portugueses. O valor destas espécies é incalculável, uma vez que são em muitos casos exclusivas dos rios ibéricos ou dos rios nacionais, o que reforça a importância da sua divulgação também do ponto de vista da conservação”, explica Maria João Collares-Pereira, coordenadora deste projeto e investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa).

O guia inclui a descrição de todas as espécies nativas residentes, migradoras e visitantes marinhas conhecidas à data, bem como das espécies exóticas presentes nos rios e albufeiras nacionais, num total de 62 espécies. A descrição de cada espécie é acompanhada de ilustrações científicas de qualidade ímpar na forma de aguarelas originais, da autoria de Claudia Baeta e de Pedro Salgado, e inclui mapas da sua distribuição em Portugal.

“Este guia é uma ferramenta de elevado valor prático e científico para os que se interessam pelos temas abordados, incluindo pescadores lúdicos e desportivos, técnicos e gestores ambientais, professores e alunos, para além do público em geral”, destaca Maria João Collares-Pereira.

Publicado pelas Edições Afrontamento, o Guia contou com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através do cE3c e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente - MARE, da Ciências ULisboa e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, ambos da Universidade de Lisboa, da Universidade de Évora, da Biota – Estudos e Divulgação em Ambiente, e da Câmara Municipal de LisboaLisboa Capital Verde Europeia 2020.

Referência do Guia:

Collares-Pereira MJ (coord.), Alves MJ, Ribeiro F, Domingos I, Almeida PR, da Costa L, Gante H, Filipe AF, Aboim MA, Rodrigues PM e Magalhães MF. 2021. Guia dos Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental. Edições Afrontamento. Porto, 292 pp

Other Articles

  • O contrato visa criar um centro interpretativo de ecossistemas dunares em Monte Gordo.

    Project ICNF e FCUL assinam contrato de cooperação com participação do cE3c

  • Cave Animal of the Year 2021 – Portugal

    Project Cave Animal of the Year 2021 – Portugal

  • Primeira edição do Concurso de Fotografia ‘Cigarras de Portugal’

    Project Primeira edição do Concurso de Fotografia ‘Cigarras de Portugal’

  • Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c

    Project Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c

  • Ajude os cientistas a descobrir algumas das cigarras menos conhecidas de Portugal

    Project Ajude os cientistas a descobrir algumas das cigarras menos conhecidas de Portugal