News

ADIADO - Microbioma aplicado à agricultura: Workshop ‘O Microbioma’, 25 março, na Fundação Aga Khan


Photos Gallery

22/02/2020. Texto de Maria Amélia Martins-Loução e Cristina Cruz, editado por Marta Daniela Santos. Atualizado a 13 de março de 2020.

O Workshop "O Microbioma", inicialmente previsto para 25 de março de 2020, encontra-se ADIADO.

Como de pode ser no comunicado oficial da organização, disponível aqui, "Ante as recomendações das autoridades sanitárias relativas à realização de eventos públicos, a organização do Microbioma Workshop 2020 previsto para o próximo dia 25 de março em Lisboa, decidiu, como medida preventiva, adiar a realização do evento. Prevê-se que o evento ocorra no mês de junho, mas a data será confirmada de acordo com o desenrolar dos acontecimentos relacionados com o CoVid 19".
 

O Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas (cE3c) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) co-organizam com as empresas Agromarketing e Ideagro um workshop inédito sobre a aplicação de microrganismos à agricultura. O workshop ‘O Microbioma’ terá lugar a 25 de março no Centro Ismaili da Fundação Aga Khan, entre as 9h00 e as 17h00. Inscrições já disponíveis aqui.

A produção agrícola está dependente da qualidade do solo e em particular da sua comunidade biológica, não visível, o microbioma. De acordo com o Pacto Ecológico Europeu há a necessidade de se criar capacitação técnica em direção a bons padrões de biodiversidade, tendo por base a gestão sustentável do solo. Nesse sentido é necessário desenvolver mais conhecimento sobre as interações entre biodiversidade ao nível do solo e produção. A rega e intensificação da fertilização têm sido a prática corrente quer ao nível das áreas rurais quer mesmo em zonas de jardins e parques urbanos. Urge estabelecer mecanismos que propaguem a importância do saber gerir a biodiversidade do solo. As práticas intensivas de agricultura e silvicultura mecanizadas otimizam a exploração das potencialidades químicas e físicas dos solos, fertilizantes, biocidas, mas esquecem o potencial da biodiversidade. Esquecem os microbiomas do solo e das plantas. Sendo o solo o pilar da nossa sociedade é necessário garantir que gestores agrícolas, agricultores e proprietários sabem gerir os microbiomas dos solos e das plantas de forma integrada e sustentável.

O workshop ‘O Microbioma’ surge no âmbito da iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia 2020, tendo por objetivo estabelecer um canal de comunicação entre a academia e a sociedade no sentido de diminuir a utilização de fertilizantes sem afetar a produtividade dos solos e incrementando a qualidade dos produtos. É dirigido a investigadores, técnicos de empresas, gestores agrícolas, produtores e estudantes. A par da troca de informação formal. Haverá espaço para partilha informal de saberes e convívio, discussões parcelares e estabelecimento de parcerias,

A organização está a cargo da investigadora Cristina Cruz (cE3c-FCUL), numa parceria estabelecida entre o cE3c - FCUL com o Microbioma, fórum internacional de microrganismos na agricultura, a Agromarketing, empresa de eventos espanhola, e a Ideagro, empresa também espanhola dedicada ao sector agro-alimentar. A Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) junta-se também à organização, divulgando-o e disseminando em prol da gestão sustentável dos ecossistemas.

O quê? Workshop ‘O Microbioma’, sobre o microbioma aplicado à agricultura

Quando? 25 de março, quarta-feira, entre as 9h00 e as 17h00 O workshop encontra-se adiado, face às recomendações das autoridades sanitárias relativas à realização de eventos públicos, face aos novos acontecimentos relacionados com o COVID-19. Prevê-se que ocorra no mês de junho, mas a data será confirmada mais tarde, de acordo com a evolução epidemiológica.

Onde? Centro Ismaili da Fundação Aga Khan, em Lisboa.

Inscrições já disponíveis em www.microbioma.es.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?