News

Workshop sobre anfíbios e répteis de Portugal reúne especialistas na FCUL no âmbito do projeto PORBIOTA


Photos Gallery

23/07/2019. Texto de Sergio Chozas e Marta Daniela Santos.

Realizou-se no passado dia 17 de julho um workshop sobre a estratégia de monitorização dos anfíbios e répteis de Portugal, no âmbito do projeto PORBIOTA, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O workshop foi preparado e dinamizado pelo cE3c, um dos parceiros deste projeto, e reuniu 17 especialistas de diferentes instituições.

Durante mais de cinco horas, 17 representantes de vários centros de investigação, museus, associações e instituições refletiram sobre quais os desafios envolvidos no desenvolvimento de uma estratégia nacional de monitorização dos anfíbios e répteis de Portugal, discutindo quais as melhores metodologias, escala e periodicidade de monitorização e taxa a monitorizar.

Este é um dos vários workshops que terão lugar nos próximos meses com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, pelos quais o cE3c está responsável pela conceção e dinamização, no âmbito do projeto PORBIOTA, com o intuito de desenvolver e testar um sistema nacional de monitorização que permita conhecer o estado e as tendências da biodiversidade e identificar hotspots de biodiversidade no continente. Os investigadores do cE3c Inês Rosário, Patrícia Tiago, Sergio Chozas, Rui Rebelo, Jorge Palmeirim e Margarida Santos-Reis foram os responsáveis pela concepção, preparação e dinamização deste workshop. Os próximos workshops terão como tema os grupos das aves e dos mamíferos e serão realizados nos dias 12 e 16 de setembro, respetivamente.

O projeto PORBIOTA – E-Infraestrutura Portuguesa de Informação e Investigação em Biodiversidade (2017-2020) tem por objetivo promover uma agenda nacional para a investigação em biodiversidade, focando-se na prestação de serviços à comunidade científica, aos decisores políticos e aos gestores, e contribuindo para a sensibilização e compreensão pública dos problemas relacionados com a biodiversidade através da ciência-cidadã e de outros programas de divulgação. É financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), sob a coordenação geral do CIBIO-Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?