News

Aves, mamíferos, flora e habitats de Portugal: workshops do projeto PORBIOTA discutem estratégias de monitorização


Photos Gallery

23/09/2019. Texto de Marta Daniela Santos. Foto de destaque: fotografia de grupo do Workshop de Aves, a 19 de setembro 2019. À esquerda: algumas fotografias dos Workshops de Aves, de Mamíferos e de Flora e Habitats. ©: Marta Daniela Santos.

No âmbito do projeto PORBIOTA, o cE3c organizou em setembro um conjunto de workshops sobre as estratégias de monitorização das aves, dos mamíferos, e da flora e habitats de Portugal. Os workshops tiveram lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e reuniram dezenas de especialistas.

Nas tardes dos dias 12, 16 e 19 de setembro, vários especialistas estiveram reunidos nestes workshops para refletir e discutir sobre os desafios envolvidos no desenvolvimento de uma estratégia nacional de monitorização para as aves, os mamíferos e a flora e os habitats de Portugal. Participaram não só investigadores, mas também representantes de museus, associações, empresas e cidadãos não-especialistas.

Como parceiro do projeto PORBIOTA, o cE3c está responsável pela conceção e dinamização de vários workshops com especialistas de diferentes grupos taxonómicos (como já noticiámos aqui), com o intuito de desenvolver um sistema nacional de monitorização que permita conhecer o estado e as tendências da biodiversidade e identificar hotspots de biodiversidade no continente.

Para além dos investigadores do cE3c Sérgio Chozas, Patrícia Tiago e Inês Rosário, responsáveis pela dinamização dos workshops, também os investigadores do cE3c Jorge Palmeirim, Margarida Santos-Reis e Rui Rebelo, estiveram envolvidos na sua conceção e preparação.  Os próximos workshops terão como tema a estratégia de monitorização dos invertebrados terrestres, dos habitats aquáticos continentais e das variáveis abióticas

O projeto PORBIOTA – E-Infraestrutura Portuguesa de Informação e Investigação em Biodiversidade (2017-2020) tem por objetivo promover uma agenda nacional para a investigação em biodiversidade, focando-se na prestação de serviços à comunidade científica, aos decisores políticos e aos gestores, e contribuindo para a sensibilização e compreensão pública dos problemas relacionados com a biodiversidade através da ciência-cidadã e de outros programas de divulgação. É financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), sob a coordenação geral do CIBIO-Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?