News

Banda desenhada portuguesa sobre alterações climáticas nomeada para prémio internacional

24/09/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

A já premiada banda desenhada “Reportagem Especial – Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal” é o único projeto português e ibérico nomeado para o Prémio “Best Climate Solutions 2018”. A decisão do vencedor combina a avaliação por um júri internacional com VOTAÇÕES ONLINE, entre 24 de setembro e 15 de outubro, em que qualquer pessoa pode votar no projeto da sua preferência. A banda desenhada stá disponível online de forma gratuita aqui.

Quarenta e dois projetos de todo o mundo estão nomeados para este prémio, cuja edição de 2018 é dedicada ao tema da comunicação de ameaças e oportunidades das alterações climáticas. A decisão do vencedor combina a avaliação por um júri internacional com votações online: entre 24 de setembro e 15 de outubro, após registo no site, aqui, qualquer pessoa pode atribuir aos projetos a concurso uma votação de 1 a 5 estrelas (classificação máxima), de acordo com a sua preferência e tendo em conta critérios como a viabilidade, a inovação e o impacto do projeto. Para votar diretamente neste projeto, basta aceder a este link e clicar no botão "Vote".

A banda desenhada “Reportagem Especial – Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal” é o único projeto português a concurso, tendo sido criada no âmbito do ClimAdaPT.Local, projeto coordenado pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) entre 2015 e 2016. É da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor), é baseada em histórias e personagens reais e pretende ser uma ferramenta de comunicação de ciência sobre alterações climáticas acessível a todos.

“É um livro de banda desenhada feito a pensar num público mais jovem, mas claro que pode ser lido por todos que tenham interesse no tema das alterações climáticas. A linguagem é simples, e recorre-se muito à comunicação visual para ilustrar o que é dito. O livro conta histórias que se passam em Portugal, dando exemplos práticos, e apresenta também alguns dos cientistas que trabalham nesta área”, explica Bruno Pinto, atualmente investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-ULisboa), e investigador do cE3c-FCUL à data de criação da banda desenhada.

O livro conta a história de uma jornalista de televisão que convence um repórter de imagem e um editor a fazer uma reportagem sobre a adaptação às alterações climáticas em Portugal. Ao longo do processo de criação desta reportagem, vão descobrindo situações reais e conversando com especialistas da área.

O convite para a criação desta banda desenhada surgiu de Gil Penha-Lopes, coordenador do projeto ClimAdaPT.Local – e também personagem do livro: “A banda desenhada foi um sonho pessoal tornado realidade, como forma de aliar a ciência com a arte e tornar o conhecimento e experiência do ClimAdaPT.Local acessível a todos os cidadãos. O livro não estava considerado no contrato original, e foi preciso convencer e ter autorização expressa dos financiadores [EEA Grants e Agência Portuguesa do Ambiente]”, refere Gil Penha-Lopes, investigador do cE3c.

“Reportagem Especial – Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal” foi lançada em novembro de 2016 e está disponível de forma gratuita em formato digital. Até hoje foram já impressos mais de 8000 exemplares, maioritariamente financiados por munícios envolvidos no ClimAdaPT.Local, e que têm sido distribuídos por escolas e bibliotecas municipais como forma de sensibilização ao tema: a ocasião mais recente foi a da distribuição de cerca de 3000 exemplares do livro na cerimónia de abertura do ano letivo 2018/19 no Concelho de Loulé, a alunos dos 5º, 6º e 7º anos de escolaridade. O livro foi também distinguido recentemente com o Troféu “Central Comics” para Melhor Desenho.

A Best Climate Solutions é uma iniciativa do Centro Euro-Mediterraneo sui Cambiamenti Climatici. O autor do projeto vencedor será convidado a apresentá-lo numa cerimónia que contará com a presença de vários premiados Nobel, Pulitzer e Goldman, e receberá um prémio monetário de €3000. Mais detalhes sobre a nomeação para este prémio disponíveis aqui.

PRESS COVERAGE:

[Sapo 24][Diário de Notícias da Madeira][Universidade de Lisboa], [Postal do Algarve][Penacova Actual], [ElvasNews][InfoFCUL], [Público].

Other Articles

  • Reinventar a democracia com as pessoas nos 50 anos do 25 de Abril e no caminho para as eleições europeias

    Press releases Reinventar a democracia com as pessoas nos 50 anos do 25 de Abril e no caminho para as eleições europeias

  • Apreensão de cerca de 1000 aranhas tarântulas de diferentes espécies no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, Brasil, em 2009. Transportadas ilegalmente por um dono de uma loja de animais britânica, as aranhas est

    Press releases Portugal na frente de combate ao comércio ilegal de espécies na União Europeia

  • Ecossistema marinho

    Press releases Investigadores preveem quais serão os principais impactos na biodiversidade oceânica, na próxima década

  • Mites

    Press releases Ganha quem chega primeiro? Não, e a coexistência é possível!

  • Goby

    Press releases Ruído de barcos afeta reprodução e o desenvolvimento de peixes