News

Primeira edição do Concurso de Fotografia ‘Cigarras de Portugal’

9/07/2021. Texto de Vera Nunes e Marta Daniela Santos.

Até 31 de agosto de 2021, submeta as suas fotografias ao concurso “Cigarras de Portugal”, lançado pelo projeto homónimo. As três fotografias vencedoras serão distinguidas com vouchers dos patrocinadores do concurso.

Onde vivem as 13 espécies de cigarras conhecidas em Portugal? É este o desafio que o projeto ‘Cigarras de Portugal’, do cE3c, lança novamente em 2021, após uma muito bem sucedida primeira campanha em 2019.

Nesse sentido, é lançado pela primeira vez o concurso de fotografia ‘Cigarras de Portugal’: para se candidatar, cada participante pode submeter até três fotografias, de 11 das espécies que habitam no nosso país excluindo apenas a cegarrega (Cicada orni) e a cigarra-comum-do-sul (Cicada barbara), as cigarras mais comuns, de forma a promover o registo de espécies menos conhecidas. A identificação das espécies fotografadas é confirmada pela organização do concurso; pode saber mais sobre cada espécie neste vídeo, incluindo o seu canto e distribuição geográfica.

Os participantes devem registar as fotos a concurso na plataforma Biodiversity4All, com a respetiva data e localização, sendo válidas apenas fotos captadas em território português, durante a primavera/verão de 2021. Para formalizar a participação, as fotografias devem ser enviadas em formato de alta resolução para o email cigarrasdeportugal@gmail.com , acompanhadas do respetivo link de registo em biodiversity4all.org, nome do participante e e-mail de contacto.

As fotos vencedoras serão escolhidas pelo público por votação online de entre um conjunto de 10 fotos finalistas selecionadas pelo júri, formado por investigadores da equipa ‘Cigarras de Portugal’, com base em critérios de qualidade estética e interesse científico. Os três vencedores serão premiados com vouchers dos patrocinadores do concurso.

Esta iniciativa insere-se na campanha lançada este verão, que desafia todos os interessados a submeter registos áudio ou vídeo do canto de cigarras: o canto é característico de cada espécie e através dele a equipa ‘Cigarras de Portugal’ pretende atualizar o mapa geográfico das 13 espécies que habitam em Portugal. Submeta os seus registos áudio ou vídeo na plataforma Biodiversity4All e saiba mais AQUI.

Consulte o regulamento do concurso AQUI.

Other Articles

  • Cave Animal of the Year 2021 – Portugal

    Project Cave Animal of the Year 2021 – Portugal

  • Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c

    Project Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c

  • Ajude os cientistas a descobrir algumas das cigarras menos conhecidas de Portugal

    Project Ajude os cientistas a descobrir algumas das cigarras menos conhecidas de Portugal

  • Plataforma LTsER Montado junta-se a estudo internacional de monitorização da biodiversidade

    Project Plataforma LTsER Montado junta-se a estudo internacional de monitorização da biodiversidade

  • Apoio a pequenos projetos para doutorandos do cE3c: candidaturas até 15 de junho de 2021

    Project Apoio a pequenos projetos para doutorandos do cE3c: candidaturas até 15 de junho de 2021