News

Plataforma LTsER Montado junta-se a estudo internacional de monitorização da biodiversidade

16/06/2021. Texto de Inês Teixeira do Rosário e Marta Daniela Santos. Fotografias cedidas por Inês Teixeira do Rosário.

A estação de monitorização da Companhia das Lezírias, integrada na plataforma LTsER Montado, aderiu ao projeto LIFEPLAN. Os dados recolhidos vão assim juntar-se aos de diversos pontos do mundo, para compreender melhor o estado da biodiversidade no nosso planeta.

Tomando como ponto de partida o facto de se estimar que atualmente desconhecemos ainda cerca de 80% das espécies que habitam a Terra – ao mesmo tempo que vivemos uma extinção acelerada das espécies – o projeto LIFEPLAN, dinamizado pela Universidade de Helsínquia (Finlândia), tem como objetivo estabelecer o estado atual da biodiversidade no planeta e utilizar esse conhecimento para gerar previsões informadas do seu estado futuro.

A Companhia das Lezírias, estação de monitorização que integra a plataforma LTsER Montado, adere assim ao projeto LIFEPLAN, como representante da paisagem do montado, uma das paisagens identitárias de Portugal. Entre março de 2021 e o final de 2026, uma equipa de investigadores do cE3c vai recolher todas as semanas imagens e sons gravados automaticamente por câmaras e dispositivos acústicos (audiomoths) instalados em árvores, bem como recolher amostras de esporos e insetos voadores. A equipa vai também recolher amostras do solo oito vezes por ano. Os dados recolhidos vão ser posteriormente comparados com um habitat urbano, para identificar eventuais efeitos na biodiversidade causados por poluição atmosférica, sonora, fragmentação ou degradação de habitat ou outros fatores de pressão ligados à urbanização.

“Só com a contribuição de várias equipas será possível conseguir dados suficientes para análises robustas, e só maximizando a diversidade de habitats amostrados poderemos ter uma visão mais completa e aproximada do estado da biodiversidade a nível global. O montado não poderia ficar de fora deste importante projeto”, explica Inês Teixeira do Rosário, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Sobre a Companhia das Lezírias na Plataforma LTsER Montado

A Companhia das Lezírias representa a floresta de sobreiro e um clima menos árido comparando com outros locais da plataforma LTsER Montado, que representa o gradiente de clima e utilizações da paisagem no âmbito do montado. Esta paisagem tipo savana (dehesa, em espanhol), dominada geralmente por sobreiros (Quercus suber) ou azinheiras (Quercus ilex, sensu lato), foi moldada pelo ser humano ao longo de milénios e resultou num complexo sistema produtivo com elevado valor de conservação. Num só espaço, combina a produção florestal, a pastorícia, o cultivo de cereais e outras práticas tradicionais de uso da terra. Atualmente, o montado enfrenta várias ameaças e fatores de mudança, como as alterações climáticas, que comprometem a manutenção do seu valor económico e ambiental. Ao desenvolver investigação de longo prazo na plataforma LTsER Montado, o cE3c pretende contribuir para o desenvolvimento de estratégias de gestão sustentável que promovam a sua sustentabilidade a longo prazo.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?