News

Projeto europeu BEACON lança kit de mitigação das alterações climáticas

5/05/2021. Texto por Marta Daniela Santos com base na informação disponibilizada pela equipa do projeto BEACON.

No âmbito do projeto europeu BEACON, é agora lançado um kit de mitigação das alterações climáticas. Gratuito e de acesso livre, disponível aqui, este kit está traduzido em todas as línguas do projeto, incluindo português.

Esta publicação tem por objetivo ajudar os municípios que foram acompanhados pelo projeto a manter o trabalho de mitigação das alterações climáticas, após o encerramento do projeto.

O kit é composto por três partes. O Roteiro para a Mitigação das Alterações Climáticas local tem por objetivo inspirar os municípios para novas ações e partilhar conhecimento sobre a amplitude das opções de mitigação das alterações climáticas e a sua ligação à sustentabilidade. O Menu de Indicadores pretende ligar métricas a estas ações para ajudar a acompanhar o progresso e encontrar oportunidades de financiamento. Por último, o documento de Diretrizes fornece um plano para ajudar a implementar todos estes elementos.

Este kit foi adaptado aos contextos nacionais: a equipa do projeto BEACON analisou um conjunto selecionado de indicadores para medir e acompanhar o progresso da mitigação das alterações climáticas, identificando oportunidades de financiamento e

No entanto, para o contexto português não foi possível associar diretamente a informação sobre financiamento com os indicadores propostos em relação ao novo quadro de financiamento. Assim, a equipa do projeto BEACON recomenda que os municípios consultem o guia sobre oportunidades de financiamento para ação climática, relativo ao quadro de financiamento 2020, e sobre os próximos eixos prioritários nacionais para o horizonte 2030, com foco na ação climática (PNEC2030).

Com o objetivo de promover a ação climática e a facilitação de uma partilha entre os governos nacionais, municípios e escolas da Europa, o projeto Bridging European and Local Climate Action – BEACON decorre entre 2018 e 2021, envolvendo parceiros de Portugal, Polónia, República Checa, Roménia, Grécia e Alemanha.

Em Portugal, o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c e o Instituto de Ciências Sociais (ICS-ULisboa) coordenam as atividades desenvolvidas com os municípios portugueses que participam no projeto – Ansião, Coruche, Loulé, Setúbal e Viana do Castelo, que integram um total de trinta e quatro municípios dos países parceiros do projeto, que recebem apoio técnico e formações para compreender e adaptar boas práticas e implementá-las com sucesso no seu contexto local.

O projeto BEACON é liderado pelas empresas Ecofys e adelphi, com financiamento da German European Climate Initiative (EUKI, em alemão).

Saiba mais:

Ponte entre ação climática europeia e local: projeto BEACON lançado em Portugal, com cE3c como uma das instituições parceiras

Other Articles

  • O contrato visa criar um centro interpretativo de ecossistemas dunares em Monte Gordo.

    Project ICNF e FCUL assinam contrato de cooperação com participação do cE3c

  • Cave Animal of the Year 2021 – Portugal

    Project Cave Animal of the Year 2021 – Portugal

  • Primeira edição do Concurso de Fotografia ‘Cigarras de Portugal’

    Project Primeira edição do Concurso de Fotografia ‘Cigarras de Portugal’

  • Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c

    Project Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c

  • Ajude os cientistas a descobrir algumas das cigarras menos conhecidas de Portugal

    Project Ajude os cientistas a descobrir algumas das cigarras menos conhecidas de Portugal