News

Dia Mundial do Solo, 5 dezembro: Lançamento do livro infantil “Histórias num admirável- mundo invisível”

2/12/2020. Texto adaptado por Marta Daniela Santos da divulgação oficial da Sociedade Portuguesa de Ecologia.

No âmbito do Dia Mundial do Solo, a 5 de dezembro o cE3c associa-se à Sociedade Portuguesa de Ecologia para promover o lançamento do livro infantil “Histórias num admirável…mundo invisível”, da autoria da investigadora Maria Amélia Martins-Loução. O lançamento tem lugar online às 18h00 e, para além da autora do livro, conta também com intervenções de vários investigadores do cE3c.

Participe AQUI(link Zoom da sessão)

Para 2020, o mote para a campanha do Dia Mundial do Solo é “Keep soil alive, Protect soil biodiversity” (Manter o solo vivo, proteger a biodiversidade do solo) com o objetivo de aumentar a sensibilização para a base da vida terrestre e os seus habitantes. Mas, quem habita o solo? Quem são estes seres microscópicos que mantêm os ecossistemas saudáveis e permitem a proliferação da vida na superfície?

Sabendo que só se pode respeitar e conservar o que se conhece, o livro “Histórias num…admirável mundo invisível” agora publicado explora estas e outras questões numa linguagem adaptada aos mais novos (7 a 10 anos de idade).

“Este livro foi pensado para divulgar aos mais novos que há todo um mundo desconhecido debaixo dos nossos pés, nesta terra castanha que muitos usam para produzir alimento. E este mundo desconhecido habitado por seres tão pequeninos, que só se vêem ao microscópio, são a base da nossa vida. Dele evoluímos, dele dependemos e é através dele que voltamos à Terra. Os seres que nele habitam, são maioritariamente bactérias, mas há também muitos fungos e minúsculos animais. E o mais interessante é chamar a atenção e transmitir que as bactérias não são as mesmas que nos provocam doenças e que se podem associar e partilhar esforços com outros seres, como as plantas. Transmitir tudo isto para crianças tão pequenas é difícil e por isso foi muito útil a participação e as ideias dos meus netos que me ajudaram a construir uma história de aventuras inimaginável num mundo invisível", explica Maria Amélia Martins-Loução, autora do livro, investigadora do cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

“Histórias num… admirável mundo novo”, editado pela Flamingo, com ilustrações de Sandra Serra, pretende assim dar a conhecer o solo como um ecossistema, mostrando as ligações que se estabelecem entre os microrganismos e as plantas.

O lançamento online tem lugar às 18h00 de dia 5 de dezembro, via Zoom, com intervenções de vários investigadores do cE3c e de outras instituições no sentido de despertar para a importância para a vida que existe no solo invisível aos nossos olhos e a importância da sua comunicação no ensino e, de forma não-formal, nos centros de ciência: 

Programa

18h00: O papel do cE3c como instituição científica e de divulgação do conhecimento - Cristina Máguas, coordenadora do cE3c e Vice-presidente da SPECO.

18h05: A história por detrás do mundo invisível - Maria Amélia Martins-Loução, investigadora do cE3c e Presidente da SPECO.

18h15: A ilustração do desconhecido - Sandra Serra, ilustradora.

18h25: Os microrganismos para lá dos conhecidos dos media - José Matos, Bastonário da Ordem dos Biólogos (OBio).

18h30: O solo, o ecossistema complexo - Carlos Alexandre, presidente da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS).

18h35: A união faz a força - Leitura de textos por Catarina Loução, Inês Maria Loução e Vicente Gomes.

18h40: As redes funcionais que se estabelecem no continuum solo-planta - Cristina Cruz, investigadora do cE3c.

18h50: Os microrganismos no ensino - Margarida Zoccoli, professora no Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique. Casa Pia de Lisboa.

18h55: A importância da divulgação científica nos centros de Ciência Viva - Rosalia Vargas, Directora da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva.

19h00: Encerramento da sessão - Cristina Máguas, coordenadora do cE3c.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?