News

Ciências Além-Fronteiras: Conservar a Biodiversidade de São Tomé e Príncipe

31/10/2020. Texto adaptado por Marta Daniela Santos da divulgação oficial de Ciências ULisboa. Vídeo e imagem produzidos por Ciências ULisboa.

Ricardo Lima é investigador do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e o seu trabalho de investigação foca-se no estudo do impacto das atividades humanas na biodiversidade endémica das ilhas de São Tomé e Príncipe.

A primeira viagem até às ilhas verdes - onde impera o lema “leve leve” -, aconteceu há 12 anos. Desde aí, a aprendizagem tem sido contínua, assim como as descobertas.

Outros estudantes e investigadores da Faculdade voaram e continuam a voar até lá, para vivenciar o fascínio das florestas tropicais com espécies únicas e muitos mistérios por revelar.

Conheça melhor o seu trabalho no vídeo acima, produzido por Ciências ULisboa. Inicialmente pensado para o Dia da Faculdade, em abril de 2020 – que, devido à pandemia, não pôde realizar-se presencialmente como previsto, mas sim online -, este vídeo surge no âmbito de um dos temas previsto explorar nesse evento: a internacionalização da Faculdade, “Ciências Além-Fronteiras”. Ricardo Lima é um dos vários investigadores da Faculdade que desenvolve investigação de excelência em Portugal e no estrangeiro.

Leia também AQUI a entrevista em que Ricardo Lima conta um pouco da história que o levou a São Tomé e Príncipe para valorizar o rico património natural destas ilhas, onde mantém a vontade de voltar.

Other Articles

  • O contrato visa criar um centro interpretativo de ecossistemas dunares em Monte Gordo.

    Project ICNF e FCUL assinam contrato de cooperação com participação do cE3c

  • Cave Animal of the Year 2021 – Portugal

    Project Cave Animal of the Year 2021 – Portugal

  • Primeira edição do Concurso de Fotografia ‘Cigarras de Portugal’

    Project Primeira edição do Concurso de Fotografia ‘Cigarras de Portugal’

  • Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c

    Project Já são conhecidos os resultados da primeira edição do Orçamento Participativo do cE3c

  • Ajude os cientistas a descobrir algumas das cigarras menos conhecidas de Portugal

    Project Ajude os cientistas a descobrir algumas das cigarras menos conhecidas de Portugal