News

Ciências Além-Fronteiras: Conservar a Biodiversidade de São Tomé e Príncipe

31/10/2020. Texto adaptado por Marta Daniela Santos da divulgação oficial de Ciências ULisboa. Vídeo e imagem produzidos por Ciências ULisboa.

Ricardo Lima é investigador do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e o seu trabalho de investigação foca-se no estudo do impacto das atividades humanas na biodiversidade endémica das ilhas de São Tomé e Príncipe.

A primeira viagem até às ilhas verdes - onde impera o lema “leve leve” -, aconteceu há 12 anos. Desde aí, a aprendizagem tem sido contínua, assim como as descobertas.

Outros estudantes e investigadores da Faculdade voaram e continuam a voar até lá, para vivenciar o fascínio das florestas tropicais com espécies únicas e muitos mistérios por revelar.

Conheça melhor o seu trabalho no vídeo acima, produzido por Ciências ULisboa. Inicialmente pensado para o Dia da Faculdade, em abril de 2020 – que, devido à pandemia, não pôde realizar-se presencialmente como previsto, mas sim online -, este vídeo surge no âmbito de um dos temas previsto explorar nesse evento: a internacionalização da Faculdade, “Ciências Além-Fronteiras”. Ricardo Lima é um dos vários investigadores da Faculdade que desenvolve investigação de excelência em Portugal e no estrangeiro.

Leia também AQUI a entrevista em que Ricardo Lima conta um pouco da história que o levou a São Tomé e Príncipe para valorizar o rico património natural destas ilhas, onde mantém a vontade de voltar.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?