News

Hortas de Lisboa: colaboração de cE3c e HortaFCUL em nova exposição no Museu de Lisboa


Photos Gallery

27/10/2020. Texto de David Avelar, editado por Marta Daniela Santos.

Foi inaugurada a 23 de outubro 2020 a exposição “Hortas de Lisboa - Da Idade Média ao Século XXI” no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, mesmo ao lado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa). A exposição conta com a colaboração de vários investigadores do cE3c e guardiões da HortaFCUL.

O principal contributo foi para o núcleo da exposição “Ferramentas para uma horta na cidade”, apresentado através de maquetas, vídeos ilustrações e outros dispositivos que apelam à sustentabilidade, à reciclagem de materiais e à proximidade entre urbanidade e natureza, exploram-se as ferramentas para a construção e a manutenção de uma horta urbana, resiliente e sustentável. David Avelar e Florian Ulm, investigadores do cE3c e guardiões da HortaFCUL, Catarina Costa, investigadora do cE3c, bem como Rebecca Mateus, Manuel de Sousa Botelho e Madalena Horta, guardiões da HortaFCUL, são os membros de Ciências ULisboa envolvidos nesta colaboração.

As hortas de Lisboa foram, desde tempos remotos, um elemento particular da paisagem urbana. Têm sido fundamentais para a subsistência das populações da cidade. Atualmente, as hortas são essenciais para a soberania, a segurança e a sustentabilidade alimentar das cidades. Mas são também lugares de fruição e de encantamento que espelham, na sua diversidade, as configurações da malha urbana e a composição demográfica da cidade.

Numa abordagem multidisciplinar, esta exposição apresenta, através de cartografia, pintura, literatura, fotografia e vídeo, os territórios e trajetos, práticas e narrativas, personagens, estratégias e políticas do universo das hortas urbanas. Desde a Idade Média aos dias de hoje, revela o fascinante mundo das hortas de Lisboa. 

A exposição temporária “Hortas de Lisboa - Da Idade Média ao Século XXI” está patente ao público até 19 de setembro 2021. Mais informações disponíveis aqui.

Other Articles

  • Dia Mundial do Solo, 5 dezembro: Lançamento do livro infantil “Histórias num admirável- mundo invisível”

    Project Dia Mundial do Solo, 5 dezembro: Lançamento do livro infantil “Histórias num admirável- mundo invisível”

  • Ciências Além-Fronteiras: Conservar a Biodiversidade de São Tomé e Príncipe

    Project Ciências Além-Fronteiras: Conservar a Biodiversidade de São Tomé e Príncipe

  • Beyond the Trees: instalação no Jardim do Torel com colaboração do cE3c

    Project Beyond the Trees: instalação no Jardim do Torel com colaboração do cE3c

  • Como planear a floresta do futuro?

    Project Como planear a floresta do futuro? Novo filme de animação criado por investigadores do cE3c

  • Projetos propostos por investigadores do cE3c vencem Concurso de Ideias para a Sustentabilidade de Ciências ULisboa

    Project Projetos propostos por investigadores do cE3c vencem Concurso de Ideias para a Sustentabilidade de Ciências ULisboa