News

Projeto europeu H2020 MaCoBioS com coordenação científica nacional de cientista do cE3c


Photos Gallery

16/05/2020. Texto de Artur Gil, editado por Marta Daniela Santos.

O projeto MaCoBioS – Marine Coastal Ecosystems Biodiversity and Services in a Changing World, aprovado para financiamento no valor de 6,9 milhões de euros pelo programa europeu H2020, terá início a 1 de junho de 2020.

O consórcio de parceiros é liderado pela Universidade de Portsmouth (Reino Unido), contando com 16 entidades (universidades, fundações, centros de investigação, organizações internacionais e empresas) sediadas em 11 países diferentes. A Fundação Gaspar Frutuoso será o parceiro nacional do MaCoBioS, com acesso a financiamento de 350 mil euros, sendo a equipa científica portuguesa liderada por Artur Gil, investigador do cE3c.

O objetivo estratégico do projeto é a proposta de metodologias, estratégias e políticas visando assegurar o mapeamento, gestão e conservação eficientes e integrados dos ecossistemas costeiros/marinhos europeus e dos serviços por si prestados, de modo a incrementar a sua resiliência face às alterações climáticas em curso.

A equipa da Fundação Gaspar Frutuoso e do cE3c, na Universidade dos Açores, será a principal responsável pelas tarefas de elaboração, avaliação e validação de cartografia digital necessárias ao desenvolvimento do projeto, durante toda a sua extensão (4 anos). Terá ainda um papel fundamental nas tarefas de mapeamento, caracterização e avaliação dos serviços prestados pelos ecossistemas costeiros/marinhos alvos de caso de estudo no projeto, localizados em diferentes regiões biogeográficas.

Ao abrigo deste projeto serão abertas entre junho de 2020 e maio de 2024 duas bolsas de investigação de pós-doutoramento (de 1 e 3 anos, respetivamente), duas bolsas de doutoramento (ambas de 4 anos) e uma bolsa de mestrado (de 18 meses).

Other Articles

  • COVIDETECT – Projeto pretende criar um sistema de alerta precoce da presença do vírus SARS-CoV-2

    Project COVIDETECT – Projeto pretende criar um sistema de alerta precoce da presença do vírus SARS-CoV-2

  • Projeto sobre evolução

    Project Projeto internacional sobre evolução com participação portuguesa distinguido com 1,1 milhões de euros

  • Ajude a identificar a fauna da cidade de Lisboa

    Project Ajude a identificar a fauna da cidade de Lisboa - PRAZO ALARGADO ATÉ FINAL DE ABRIL

  • Ciência-cidadã a bordo do Navio Escola Sagres

    Project Ciência-cidadã a bordo do Navio Escola Sagres

  • Microbioma aplicado à agricultura: Workshop ‘O Microbioma’, 25 março, na Fundação Aga Khan

    Project ADIADO - Microbioma aplicado à agricultura: Workshop ‘O Microbioma’, 25 março, na Fundação Aga Khan