News

Emergência climática: alerta de mais de 11 mil cientistas de todo o mundo

6/11/2019. Texto adaptado de comunicado de imprensa disponibilizado no EurekAlert!, por Marta Daniela Santos. Na imagem: planeta Terra visto do espaço. ©: New York Public Library.

O alerta surge num artigo científico agora publicado na revista BioScience subscrito por mais de 11 mil cientistas de 153 países – entre os quais vários investigadores do cE3c.

Com base na análise da evolução de diversos indicadores mundiais ao longo dos últimos 40 anos, a equipa de autores liderada por William J. Ripple e Christopher Wolf (Oregon State University, EUA) e os mais de 11 mil cientistas de todo o mundo que assinam o artigo afirmam “de forma clara e inequívoca que o planeta Terra enfrenta uma emergência climática”.

Embora alguns dos indicadores analisados revelem uma tendência positiva face às alterações climáticas – como o declínio das taxas de natalidade e o aumento da utilização de energias renováveis, por exemplo –, os autores explicam que a maior parte destes indicadores são “profundamente preocupantes”, como o aumento do número de cabeças de gado, a perda global de cobertura de árvores e as emissões mais elevadas de dióxido de carbono, entre outros.

Os autores esperam que estes indicadores possam ser utilizados por legisladores, pelo setor privado, e pelo público para “compreender a magnitude desta crise, acompanhar o progresso e realinhar prioridades” para tornar menos severos os efeitos das alterações climáticas, como se lê no artigo.

Para este realinhar de prioridades os autores referem que serão necessárias “grandes transformações na forma como a nossa sociedade mundial funciona e interage com os ecossistemas naturais”, e identificam seis grandes objetivos: a reforma do setor da energia, a redução de poluentes de curta duração, o restauro dos ecossistemas, a otimização do sistema alimentar, o estabelecimento de uma economia livre de carbono e a estabilização da população humana.

Os autores terminam numa nota de otimismo tendo em conta a crescente onda mundial de preocupação com as alterações climáticas, mas reforçam que é fundamental agir rapidamente de forma a que se possa assegurar o futuro da vida no planeta Terra.

Other Articles

  • Mar de plástico: Mediterrâneo é a área do mundo com maior risco para as ameaçadas aves marinhas

    Paper Mar de plástico: Mediterrâneo é a área do mundo com maior risco para as ameaçadas aves marinhas

  • Combater a extinção social das plantas e da botânica de telemóvel na mão

    Paper Combater a extinção social das plantas e da botânica de telemóvel na mão

  • Gestão de biodiver-cidades: conhecimento sobre as espécies assegura funcionamento da infraestrutura verde

    Paper Gestão de biodiver-cidades: conhecimento sobre as espécies assegura funcionamento da infraestrutura verde

  • Revista IBIS nomeia artigo de recém-doutorado do cE3c como um dos melhores do ano

    Paper Revista IBIS nomeia artigo de recém-doutorado do cE3c como um dos melhores do ano

  • Estudo mundial alerta para a degradação das zonas áridas devido ao aumento do pastoreio

    Paper Estudo mundial alerta para a degradação das zonas áridas devido ao aumento do pastoreio