News

Lontras, texugos, doninhas e muitos outros: especialistas europeus reuniram-se em Lisboa para discutir mais recente investigação em mustelídeos


Photos Gallery

3/10/2019 - atualizado a 12/10/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

A Universidade de Lisboa recebeu entre 8 e 11 de outubro o 33º Colóquio Europeu de Mustelídeos, no qual cerca de uma centena de especialistas europeus discutiram a mais recente investigação sobre estes mamíferos carnívoros de pequeno e médio porte. O Colóquio foi organizado pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c e pela Vincent Wildlife Trust.

‘Mustelídeo’ não será uma palavra familiar. Mas o seu significado começa a tornar-se mais claro se dissermos que designa um grupo de animais nos quais se incluem as doninhas, as lontras e os texugos, entre muitos outros. Os mustelídeos são mamíferos carnívoros de pequeno e médio porte, muito diversos entre si e que podem ser encontrados por todo o mundo.

Entre 8 e 11 de outubro, a comunidade científica internacional que estuda estes animais esteve reunida em Lisboa, para a 33ª edição do Colóquio Europeu de Mustelídeos. Participaram cerca de 90 especialistas, num colóquio que contou com quatro oradores plenários: Carolyn King (Universidade de Waikato, Nova Zelândia), Miguel Clavero (Estação Biológica de Doñana, Espanha), Tiit Maran (Tallin Zoological Gardens, Estónia) e Fernando Ascensão (CIBIO-InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, Portugal).

Durante os quatro dias de Colóquio tiveram lugar 21 comunicações orais e 24 posters. Lorna Drake (Universidade de Cardiff, Reino Unido) foi distinguida com o Prémio de Melhor Comunicação Oral, e Maila Cicero (Universidade de Bolonha, Itália) com o Prémio de Melhor Poster, atribuídos por voto do público. O programa completo do colóquio está disponível aqui e o Livro de Abstracts está disponível aqui.

A 10 de outubro teve também lugar uma saída de campo à Companhia das Lezírias, um dos sítios de experimentação e monitorização que integram a plataforma LTsER Montado (LTsER do inglês Long-Term Socio-Ecological Research). Através desta saída de campo, os participantes puderam conhecer de forma mais aprofundada o montado – um dos ecossistemas mais identitários de Portugal – na maior exploração agro-pecuária e florestal de Portugal, ocupando cerca de 18 mil hectares, dos quais 11,5 mil hectares correspondem a montado de sobro (Quercus suber). Durante a visita foram também ilustrados os trabalhos de investigação que decorrem na Companhia das Lezírias, sobre a resposta destas espécies às opções de gestão e sobre como conciliar a produção com a conservação.

Margarida Santos-Reis, Luís Miguel Rosalino, Paula Gonçalves, Gonçalo Curveira-Santos, Raquel Mendes e Sandra Alcobia são os investigadores do cE3c (FCUL) que integram a Comissão Organizadora deste Colóquio.

“Esta é a segunda vez que este Colóquio é organizado em Portugal por investigadores do cE3c, da FCUL (o último foi em 2009), o que realça a relevância da investigação desenvolvida nesta instituição sobre este tema. Numa altura em que se observa que os esforços de conservação estão maioritariamente concentrados nos grandes predadores, este Colóquio, ao reunir um conjunto significativo de especialistas de várias espécies, para além da troca de conhecimento entre pares tem ainda por objetivo alertar para a necessidade de um maior investimento de apoio à investigação sobre muitas outras espécies que enfrentam ameaças e cujas populações podem estar a declinar a um ritmo superior ao que se pensa”, explicaMargarida Santos-Reis, Coordenadora da Comissão Organizadora e Científica.

Other Articles

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

  • EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)

    Conference EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)