News

Sociedade National Geographic atribui Bolsa Early Career a portuguesa para estudar vida selvagem em Moçambique

20/05/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

Joana Pereira, estudante de doutoramento no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi distinguida pela National Geographic com uma Bolsa Early Career para estudar formas de minimizar conflitos entre as comunidades e a vida selvagem em Moçambique.

Joana Pereira vai avaliar a escala de conflitos existentes entre as espécies de grandes mamíferos e as comunidades locais que vivem no Parque Nacional das Quirimbas, em Moçambique, com o objetivo de compreender os contextos sociais e biológicos destes conflitos e definir estratégias de mitigação e gestão para melhorar a coexistência entre vida selvagem e populações.

“O meu projeto é sobre as pessoas e a sua interação com a vida selvagem. Quero abordar as suas necessidades de forma a melhorar tanto o seu bem estar como a sua coexistência com a vida selvagem – algo que é vantajoso para ambos os lados”, explica Joana Pereira, estudante do Programa Doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, uma parceria entre a Universidade de Lisboa e a Universidade de Aveiro.

Em agosto de 2019 Joana Pereira parte para Moçambique, onde vai passar dois meses no país a trabalhar diretamente com as principais partes interessadas que podem desempenhar um papel relevante nos conflitos, através da dinamização de inquéritos, reuniões participativas e workshops. Ao mesmo tempo, a investigadora vai recolher informações sobre a distribuição e abundância de espécies na região, recorrendo a registos de câmaras fotográficas (camera-trapping) já instaladas no Parque.

Este projeto permite a Joana Pereira desenvolver o plano de trabalhos do seu doutoramento, que iniciou este ano inserida no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. “Face ao crescimento exponencial da população humana, é urgente encontrar formas sustentáveis de conviver com a vida selvagem, e estes conflitos, cujo número está a aumentar um pouco por todo o mundo, são resultado desta rápida expansão humana. Além disso, a complexidade dos conflitos entre as populações humanas e a vida selvagem tem sido negligenciada: temo-nos concentrado nas perdas materiais e monetárias, e falta-nos abordar questões subjacentes muito mais profundas. Compreender como podemos usar o contexto ecológico, socio-económico, político, religioso, cultural e histórico pode ser a chave para abordar de forma eficiente esta questão”, conclui Joana Pereira.

O projeto é financiado pela Sociedade National Geographic e decorre até 2020, altura em que a investigadora regressa a Moçambique para seleccionar e implementar, em conjunto com as comunidades locais, algumas medidas de mitigação para diminuir os conflitos atuais.

Da equipa faz parte o investigador Luís Miguel Rosalino (cE3c-FCUL), seu orientador de doutoramento, bem como os investigadores Seth Wilson (Universidade de Montana, Estados Unidos) e Carlos Fonseca (Universidade de Aveiro). Em Moçambique, Joana Pereira vai contar com o apoio do investigador Serafino Mucova da Universidade de Lúrio.

As Bolsas Early Career da National Geographic têm como objetivo dar a estudantes em início de carreira a oportunidade de liderar um projeto nas áreas de conservação, educação, investigação, storytelling ou tecnologia, não sendo necessário que os candidatos tenham uma formação avançada. Mais informações sobre o programa de Bolsas National Geographic estão disponíveis aqui.

Other Articles

  • Reinventar a democracia com as pessoas nos 50 anos do 25 de Abril e no caminho para as eleições europeias

    Press releases Reinventar a democracia com as pessoas nos 50 anos do 25 de Abril e no caminho para as eleições europeias

  • Apreensão de cerca de 1000 aranhas tarântulas de diferentes espécies no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, Brasil, em 2009. Transportadas ilegalmente por um dono de uma loja de animais britânica, as aranhas est

    Press releases Portugal na frente de combate ao comércio ilegal de espécies na União Europeia

  • Ecossistema marinho

    Press releases Investigadores preveem quais serão os principais impactos na biodiversidade oceânica, na próxima década

  • Mites

    Press releases Ganha quem chega primeiro? Não, e a coexistência é possível!

  • Goby

    Press releases Ruído de barcos afeta reprodução e o desenvolvimento de peixes