News

Estamos à procura de voluntários em Lisboa para campanha de ciência-cidadã!

10/05/2019. Texto de Marta Daniela Santos. Na imagem: Lotus corniculatus. ©: Jerzy Opioła, here.

No âmbito do projeto europeu BIOVEINS, do qual o cE3c (FCUL) é parceiro, estamos à procura de cinquenta lares no concelho de Lisboa, em que os participantes voluntários possam acompanhar o crescimento de plantas e enviar-nos alguma informação sobre as plantas nos próximos meses. Os dados recolhidos vão permitir estudar a polinização nas cidades e a influência do tráfego automóvel na qualidade do ar. Esta campanha de ciência-cidadã está a ocorrer em simultâneo em seis cidades da Europa. O prazo para inscrições termina a 19 de maio.

Vive no concelho de Lisboa? Pode colocar o vaso que lhe iremos facultar numa varanda ou janela exterior na sua casa (ou escola)? Pode cuidar da planta durante os próximos dois meses, anotar periodicamente algumas informações sobre o seu crescimento, e no final e enviar-nos as amostras? 

Se respondeu sim a todas estas perguntas, é provavelmente um candidato ideal para esta campanha de ciência-cidadã: desde já agradecemos o seu potencial interesse e disponibilidade em participar. Convidamo-lo a aceder ao site desta campanha, AQUI, para consultar mais informações e registar os seus dados – na secção “Participar” no site.

[A sua inscrição não implica que seja automaticamente selecionado para participar na campanha, uma vez que apenas podemos considerar um número limitado de participantes e iremos procurar assegurar uma distribuição espacial de participantes o mais equilibrada possível]

Caso seja selecionado, entraremos em contacto consigo para que possa receber um vaso com Lotus corniculatus (cornichão ou loto) em junho de 2019. Para além do acompanhamento e registo regular de informações sobre o crescimento da planta, no final do verão pedimos-lhe para recolher as folhas e frutos da planta e enviar-nos estas amostras para análise. Os primeiros resultados deverão estar disponíveis em novembro de 2019 e, nessa altura, todos os cidadãos que demonstraram o seu interesse neste projeto irão receber informação sobre os resultados obtidos para as várias cidades participantes.

Os dados recolhidos nesta campanha de ciência-cidadã vão permitir estudar a influência do tráfego automóvel na qualidade do ar nas seis cidades a nível europeu nas quais esta campanha de ciência-cidadã está a ser dinamizada em simultâneo: Lisboa (Portugal), Poznan (Polónia), Tartu (Estónia), Zurique (Suíça), Paris (França) e Antuérpia (Bélgica). Para além da qualidade do ar, os dados recolhidos vão também permitir medir o sucesso da polinização, de forma a perceber como é que a quantidade de parques e jardins da vizinhança influencia a existência de polinizadores.

Esta campanha de ciência-cidadã surge no âmbito do projeto europeu BIOVEINS, do qual o cE3c (FCUL) é parceiro, e é inspirada em outras campanhas anteriores realizadas na Bélgica, que contaram com mais de 10 000 participantes. É conhecida como campanha strawbAIRies pois, para além das plantas Lotus corniculatus (cornichão ou loto) que distribuímos em Portugal, estão também a ser distribuídas em algumas cidades plantas de morangueiro.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, por favor contacte-nos para strawbAIRies@fc.ul.pt

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?