News

Cerca de 2,5 milhões de dados do Portal de Biodiversidade dos Açores Universidade dos Açores publicados através do GBIF

Cerca de 2,5 milhões de dados do Portal de Biodiversidade dos Açores Universidade dos Açores publicados através do GBIF

A Universidade dos Açores (Grupo da Biodiversidade dos Açores /cE3c) publicou através do GBIF cerca de dois milhões e meio de registos de ocorrências de espécies, que estão acessíveis de forma livre e gratuita através do portal internacional do GBIF e do Nó Nacional do GBIF. Os dados incluem registos de  cerca de 5000 espécies,  representando de uma ampla variedade de organismos como plantas vasculares, mamíferos, aves, briófitos, artrópodes, fungos, entre outras espécies terrestres e marinhas existentes nos Açores.

Os dados agora publicados provêm do Portal da Biodiversidade dos Açores, tendo sido compilados através do enorme esforço da equipa de investigadores, coordenados por Paulo A.V. Borges, professor da Universidade dos Açores e coordenador do Grupo de Biodiversidade dos Açores do centro de investigação CE3C. Os dados do portal foram sistematizados na base de dados ATLANTIS, composta por dados espaciais de presença de espécies. As informações são provenientes de mais de 1700 documentos, incluindo literatura disponível (que remonta ao século XIX), registos de trabalho de campo e ainda inclui, para parte das espécies, imagens de exemplares de colecção ou na natureza.

Os trabalhos decorreram entre 2003 e 2015, no âmbito dos projectos  INTERREG III B “Atlântico” (2003-2005), “BIONATURA” (2007-2008) e ATLANTISMAR - Mapping coastal and marine biodiversity of the Azores (Ref: M2.1.2/I/027/2011) (2012-2015). Estes projectos tiveram  como parceiros a Direcção Regional do Ambiente e do Mar e a Agência Regional da Energia e Ambiente – ARENA. O chefe de fila do projeto foi a Consejería de Medio Ambiente y Ordenación Territorial do Governo das Canárias.

A decisão de publicar os dados através do GBIF visa não só facilitar o acesso uma forma padronizada e integrada com registos de outros publicadores através do GBIF, à comunidade global, mas também facilitar a consulta e análise dos mesmos através do Portal de Dados de Biodiversidade de Portugal, que o Nó Português do GBIF implementou baseado na plataforma ALA. No futuro próximo, será desenvolvido um portal regional dedicado aos Açores, no âmbito da infraestrutura de investigação PORBIOTA (AZORES2020).

A disponibilização destes dados poderá representar um incentivo à realização de mais estudos científicos, uma vez que através do GBIF é possível integrar com facilidade informação proveniente de qualquer dos continentes do eixo atlântico. Esta publicação é ainda mais relevante quando está em desenvolvimento a criação do AIR CENTER, uma infraestrutura internacional centrada nos Açores. De igual modo, fica facilitado o acesso à informação em projectos de conservação da natureza na região assim como no apoio à tomada de decisão pela administração regional.

O arquipélago dos Açores é formado por nove ilhas oceânicas isoladas situadas no meio do Atlântico Norte, entre os continentes Europeu e Americano, e apresenta uma grande riqueza de organismos terrestres e marinhos. A situação geográfica faz destas ilhas importantes laboratórios vivos para o estudo da biodiversidade, como demonstram os estudos de Arruda Furtado, que se correspondeu com Charles Darwin, tendo nos Açores realizado vários estudos em malacologia que apoiaram a teoria de evolução de Darwin.

Para aceder ao conjunto de dados através do GBIF Portugal: http://dados.gbif.pt/

Para aceder ao conjunto de dados através do GBIF: http://www.gbif.org/

Para visitar o Portal da Biodiversidade dos Açores: http://azoresbioportal.uac.pt/pt/

 


Tags: IBBC

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?