Population size of Montagu’s harrier Circus pygargus in the Castro Verde SPA (Portugal)

  • Articles in non-SCI journals - national
  • Dec, 2015

Marques, A.T., Ferreira, R., Zina, H., Santos, J. & Costa, H. (2015) Population size of Montagu’s harrier Circus pygargus in the Castro Verde SPA (Portugal). Airo, 23, 61-65.

Summary:

As populações da Águia-caçadeira Circus pygargus têm vindo a decrescer por toda a sua área de distribuição, incluindo em Portugal. A Zona de Proteção Especial (ZPE) de Castro Verde, no sul de Portugal, contém a maior população da espécie no país. Apesar do seu estatuto de conservação “Em Perigo” não existem censos recentes dirigidos para a espécie, tanto nacionais, como regionais. Em 2010 foi realizado o primeiro censo de Águia-caçadeira na área da ZPE de Castro Verde. Foram realizadas três campanhas de amostragem, percorrendo, em cada uma, 175 km de transectos lineares. A densidade da espécie foi determinada através da metodologia Distance e extrapolada para a totalidade da área da ZPE. Para determinar o número de casais reprodutores utilizou-se a densidade das fêmeas e dos machos. A população da Águia-caçadeira foi estimada em 486 indivíduos (intervalo de confiança de 95%: 307-760) e em 205 a 324 casais reprodutores (intervalo de confiança de 95%: 128-495). As metodologias utilizadas são adequadas para censar a espécie e constituem uma base adequada para a monitorização a longo prazo da espécie na ZPE.


http://www.spea.pt/pt/publicacoes/airo/ Download Publication

Team

  • Population size of Montagu’s harrier Circus pygargus in the Castro Verde SPA (Portugal) Ana Teresa Marques Bats and Birds in Natural and Semi-Natural Ecosystems