Retrieving history: the liquid-preserved collection of the Museu do Mar – Rei D. Carlos

  • Articles in non-SCI journals - international
  • Dec, 2023

Couto, H. & Crespo, M.T. (2023) Retrieving history: the liquid-preserved collection of the Museu do Mar – Rei D. Carlos. MIDAS - Museus e Estudos Interdisciplinares, 17, 1-14. DOI:10.4000/midas.4604.

Summary:

A coleção do Museu do Mar – Rei D. Carlos (MMRDC) teve a sua origem numa doação de espécimes marinhos em 1975 à Câmara Municipal de Cascais. Ao longo dos anos, a coleção de história natural do museu cresceu, tornando-se diversificada em termos de espécimes. Contudo, a falta de recursos humanos especializados determinou que os espécimes preservados em meio líquido fossem descurados. Em 2022 foi lançado um projeto para a digitalização e catalogação dos dados dos espécimes preservados em meio líquido com o propósito de inventariar a coleção e estudá-la. Iniciou-se um processo sistemático para identificar espécimes danificados, recolher informação, registar e corrigir erros de armazenamento. Os espécimes danificados foram tratados e foi possível recuperar e reaver informações relativas a 442 frascos com 1512 espécimes de mais de 110 espécies. O desenvolvimento de projetos como este é essencial para o aumento do conhecimento sobre coleções pouco estudadas, bem como para disponibilizar estes dados à comunidade científica, um passo necessário para tornar as coleções de história natural ferramentas para o futuro.


https://journals.openedition.org/midas/4604

Team

  • Retrieving history: the liquid-preserved collection of the Museu do Mar – Rei D. Carlos Henrique Couto Conservation in Socio-Ecological Systems - CSES