Cartografia de Briófitos. Península Ibérica e Ilhas Baleares

  • WEBPAGE
  • International Research Project
  • 2000 to 2020
Summary:

Este projecto teve inicio em 1983 com o objectivo de elaborar mapas de distribuição geográfica de espécies de musgos e hepáticas da Península Ibérica e Ilhas Baleares, Canárias, Açores e Madeira. O projecto tinha como objectivo inicial a publicação de quatro fascículos, mas rapidamente se optou pela publicação dos dados numa aplicação interactiva disponível online.

A partir dessa aplicação os utilizadores podem consultar e visualizar os mapas de distribuição de diferentes espécies de briófitos. Além dos mapas encontra-se disponível uma ficha sobre a espécie com informação como: sinónimos, presença em diferentes províncias, ecologia, grau de ameaça, etc. Os autores, sempre que possível, fizeram uma revisão de todas as amostras correspondentes às citações bibliográficas existentes, assim como das amostras presentes em coleções de herbário e que também foram incluídas. 

O número de espécies na plataforma tem vindo a aumentar progressivamente e neste momento estão 350 espécies disponíveis.


Funding Institution:

Instituto de Estudos Catalães.


Partners:

Membros: Montserrat Brugués, Rosa M. Cros & Ana Barrón (Laboratori de Briologia, Universitat Autònoma de Barcelona) e Cecilia Sérgio (Jardim Botânico, Museu Nacional de História Natural, Universidade de Lisboa).