News

Trabalho do investigador cE3c Gonçalo M. Rosa em destaque no magazine Biosfera, da RTP2

24/10/2017. Texto de Marta Daniela Santos.

Gonçalo M. Rosa (cE3c; Institute of Zoology, Zoological Society of London, Reino Unido) foi um dos entrevistados no episódio do magazine Biosfera emitido no passado dia 21 de outubro, dedicado aos ecossistemas aquáticos de água doce de Portugal e às ameaças silenciosas que têm colocado em risco a sua biodiversidade.

Gonçalo M. Rosa falou sobre o trabalho que tem desenvolvido com as populações de anfíbios na Serra da Estrela, num episódio dedicado às ameaças que colocam em perigo a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos de água doce em Portugal. 

(clicar na imagem para aceder ao vídeo completo; entrevista do investigador Gonçalo M. Rosa a partir dos ~16min.)

Gonçalo M. Rosa tem estudado o declínio acentuado das populações de anfíbios na Serra da Estrela. Após o primeiro episódio, registado em 2009, de declínio acentuado no número de sapos-parteiros por infeção por quitrídio, em 2011 registou-se um novo e estranho episódio de morte em massa de várias espécies de anfíbios, pelo que se veio a descobrir ser uma nova estirpe de vírus.

O Biosfera é um magazine semanal que dá relevo a questões ambientais, com duração de cerca de trinta minutos. Os seus conteúdos estão relacionados com biodiversidade, ecologia e conservação ambiental. É produzido pela Farol de Ideias e foi já distinguido com o Prémio Quercus 2007 para Melhor Programa de Ambiente e o Prémio FAPAS Divulgação Ambiente 2013, entre outros.


Tags: CE

Other Articles

  • Rachel Carson

    Others Apresentação do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson

  • Maria Amélia Martins-Loução. Imagem de Público (Azul)

    Others Maria Amélia Martins-Loução reeleita Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia

  • Veado-do-padre-david, Elaphurus davidianus

    Others A (mega)fauna de ontem, hoje e amanhã

  • Exposição NaturGramPT

    Others Exposição de fotografia NaturGramPT é inaugurada no Centro Comercial de Alvalade

  • No transecto da Quinta da Peninha foram contados cerca de 800 indivíduos de uma única espécie, a napi (Pieris napi), fazendo dela a espécie com mais registos realizados numa única amostragem. © Albano Soares

    Others Contadores de borboletas fazem balanço de quatro anos de Censos de Borboletas em Portugal