News

Será possível viver só com os genes do pai? Descoberto o primeiro caso de androgénese natural em vertebrados

31/05/2017. Fotografia de Isabel Catalão.

News in English available here.

Um estudo publicado na revista Royal Society Open Science (*) revela a descoberta de um peixe macho androgenético – que herdou apenas os genes do pai, em bloco, sendo um clone deste. A descoberta, feita por uma equipa de investigadores portugueses da Faculdade de Ciências (Universidade de Lisboa), corresponde ao primeiro caso conhecido em vertebrados.

Nos nossos rios vive um pequeno peixe com características genéticas muito interessantes para a ciência: o bordalo (Squalius alburnoides). Enquanto todos os seres humanos têm duas cópias de cada cromossoma – ou seja, são diplóides - os bordalos constituem um complexo com vários tipos de machos e de fêmeas que possuem diferentes números de cópias de cromossomas. Podem ter duas cópias de cada cromossoma, três cópias (triploides – a situação mais comum) ou mesmo, mais raramente, quatro cópias (tetraploides). Este complexo resultou da hibridação de duas espécies: Squalius pyrenaicus do lado materno e uma espécie próxima de Anaecypris hispanica do lado paterno.

Num estudo sobre a dinâmica reprodutora do bordalo, testes de paternidade revelaram a existência de um macho androgenético: um indivíduo cujo genoma era uma réplica exata do genoma do seu pai e em que a contribuição genética da mãe se limitou ao ADN mitocondrial presente no oócito. Embora a androgénese seja bem conhecida em plantas, insetos e moluscos, este é o primeiro caso conhecido de androgénese natural em vertebrados: os casos anteriormente descritos, também em peixes, envolveram sempre uma severa manipulação laboratorial dos indivíduos e dos seus gâmetas.

“A androgénese é uma forma de reprodução que poderá ter implicações importantes para a dinâmica e persistência destes complexos que, em última instância, poderão dar origem a novas espécies através de um processo evolutivo designado por ‘especiação híbrida’”, explica Miguel Morgado-Santos, doutorando do cE3c (FCUL) e primeiro autor do estudo.

São co-autores deste estudo Luís Vicente (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa), Sara Carona e Maria João Collares-Pereira (cE3c).

 

Press coverage: [SIC Notícias], [Diário de Notícias], [Notícias ao Minuto], [Sapo Lifestyle], [ZAP Aeiou], [Pysnnoticias], [AuriNegra], [Gazeta das Caldas], [ElvasNews], [Correio do Minho], [Sul Informação], [Jornal de Monchique], [Notícias do Nordeste].

E também: [The Scientist], [The New York Times], [The Verge], [Geek Reply], [Naked Science], [El Comércio], [VNExpress], [VistaNews], [The Hindu], [hipertextual], [UAZMI], [iFuun], [tepbac], [sohu], [true-news], [Democratic Underground], [Taringa!], [Telegraf], [labroots], [caravan], [cnBeta], [Index], [Moya-Planeta], [news rambler], [Super Interessante], [El Nuevo Día], [El Universal], [Observador], [The Wire].

 

(*) Morgado-Santos M, Carona S, Vicente L, Collares-Pereira MJ. 2017 First empirical evidence of naturally occurring androgenesis in vertebrates. Royal Society Open Science 4: 170200. http://dx.doi.org/10.1098/rsos.170200

 


Tags: EG

Other Articles

  • Mar de plástico: Mediterrâneo é a área do mundo com maior risco para as ameaçadas aves marinhas

    Paper Mar de plástico: Mediterrâneo é a área do mundo com maior risco para as ameaçadas aves marinhas

  • Combater a extinção social das plantas e da botânica de telemóvel na mão

    Paper Combater a extinção social das plantas e da botânica de telemóvel na mão

  • Gestão de biodiver-cidades: conhecimento sobre as espécies assegura funcionamento da infraestrutura verde

    Paper Gestão de biodiver-cidades: conhecimento sobre as espécies assegura funcionamento da infraestrutura verde

  • Revista IBIS nomeia artigo de recém-doutorado do cE3c como um dos melhores do ano

    Paper Revista IBIS nomeia artigo de recém-doutorado do cE3c como um dos melhores do ano

  • Estudo mundial alerta para a degradação das zonas áridas devido ao aumento do pastoreio

    Paper Estudo mundial alerta para a degradação das zonas áridas devido ao aumento do pastoreio