News

Investigadores do cE3c protagonizam a próxima sessão do ciclo de palestras “Darwin no século XXI em Portugal”


Photos Gallery

29/04/2016. Texto por Marta Daniela Santos.

A próxima sessão do ciclo de palestras “Darwin no século XXI em Portugal” tem como protagonistas os investigadores do cE3c Sara Magalhães e João Alpedrinha. Sob o tema “Haplodiplóides, um sexo muito diferente!”, a sessão tem lugar no próximo domingo 15 de maio às 15h30, no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras.

Mulheres e homens estão em igual número na raça humana, mas isso não é verdade para todos os seres vivos – porquê? Esta é a questão explorada por Sara Magalhães na sua apresentação às 15h30, intitulada “Mais machos ou mais fêmeas? Eis a questão!”.

Segue-se às 16h00 a apresentação de João Alpedrinha, intitulada “O estranho mundo dos insetos sociais: cooperação ou conflito?”, em que serão analisados alguns exemplos de cooperação e conflito na vida social dos insetos, e as soluções encontradas por seleção natural para a manutenção de sociedades tão complexas como as encontradas em abelhas, vespas e formigas.

Este ciclo de palestras assinala o 207º aniversário sobre o nascimento de Charles Darwin e é organizado no âmbito da exposição “A Viagem de Darwin” patente no Templo da Poesia, Parque dos Poetas. Trata-se de uma reedição da exposição “A Evolução de Darwin” exibida em 2009 na Fundação Calouste Gulbenkian, que mantém todas as peças originais e fundamentais, inclui algumas novas e que, pela natureza do espaço onde está inserida, proporciona uma experiência muito diferente da exposição anterior.

As palestras, de entrada livre, realizam-se todos os segundos domingos de cada mês.

Mais informações disponíveis aqui.


Tags: EE

Other Articles

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

  • EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)

    Conference EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)