News

Prémio Tremplin Mariano Gago

Prémio Tremplin Mariano Gago

O grupo da Professora Sara Magalhães, em conjunto com o Institut des Sciences de l'Evolution de Montpellier (investigadora Alison Duncan) foram galardoados com o Prémio Tremplin Mariano Gago!

Muitos Parabéns!!!

Com este projeto os investigadores pretendem estudar o papel das interações bióticas, a diferentes escalas, na virulência do parasita (danos indusidos pelo parasitas nos hospedeiros). Estas interações entre hospedeiros e parasitas podem ser positivas (facilitação) ou negativas (competição) e os próprios parasitas podem estar infectados por simbiontes secundários. Estabelecer correlações entre estas interações poderá permitir prever como a virulência pode evoluir em diferentes cenários ecológicos. Neste projeto serão usados os ácaros como parasitas, e as suas interações com outras espécies de ácaros e com os seus endossimbiontes, nomeadamente Wolbachia

Compreender como os parasitas prejudicam os seus hospedeiros é uma questão científica muito relevante ao nível da ciência fundamental mas também aplicada, dado o impacto que pode ter na saúde humana e animal, na agricultura e no funcionamento do ecossistema. Apesar da sua importância há ainda uma grande lacuna de conhecimento nesta área e este projeto pretende contribuir para a colmatar, podendo levar ao desenvolvimento de estratégias de controle mais direcionadas para evitar a ocorrência de certas interações.

Desejamos as maiores felicidades para este projeto e que os resultados obtidos superem as expectativas! 

Other Articles

  • “Ar no Mar. As aves do oceano profundo”

    Others “Ar no Mar. As aves do oceano profundo”

  • Concurso de fotografia

    Others Concurso de fotografia NaturGramPT

  • LandUnderPressure

    Others Projeto LandUnderPressure

  • Contratualização do Projeto AdaptForGrazing

    Others Contratualização do Projeto AdaptForGrazing

  • COVIDETECT

    Others COVIDETECT foi um dos vencedores dos Prémios Verdes