News

Carros como ferramenta para monitorizar e proteger a biodiversidade

24/06/2020. Na imagem: ilustração conceptual de um carro a detetar – e identificar – diferentes espécies numa estrada e na sua vizinhança. Esta informação é de seguida transferida para servidores que podem atualizar em tempo real diferentes bases de dados de biodiversidade e modelos ecológicos. Informação importante pode também ser enviada de volta aos carros para ajudar a evitar acidentes.©: André Sentieiro.

Hoje em dia os carros modernos têm uma variedade de sensores que permitem identificar e reconhecer diferentes objetos: carros, pessoas, obstáculos – mas também animais grandes e pequenos.

Num Comment agora publicado na revista Nature Electronics, disponível aqui, uma equipa de investigadores sugere que os carros têm o grande potencial de se tornar uma ferramenta de monitorização e conservação da biodiversidade. Mas para conseguir isso – e criar uma rede global de sensores móveis – existem vários desafios em computação, comunicação e privacidade que precisam de ser resolvidos.

O artigo tem como autores os investigadores Fernando Ascensão (cE3c-FCUL & Estação Biológica de Doñana, Espanha), Cristina Branquinho (cE3c-FCUL) e Eloy Revilla (Estação Biológica de Doñana, Espanha).

Other Articles

  • Como os espaços verdes podem reduzir o efeito da ilha de calor urbano

    Paper Como os espaços verdes podem reduzir o efeito da ilha de calor urbano

  • Biodiversidade das ilhas é melhor conservada em paisagens inacessíveis

    Paper Biodiversidade das ilhas é melhor conservada em paisagens inacessíveis

  • Empilhar pedras pode prejudicar a biodiversidade

    Paper Empilhar pedras pode prejudicar a biodiversidade

  • Francelhos e rolieiros

    Paper Desafios de conservação: mais de 65% dos francelhos e rolieiros em Castro Verde dependem de ninhos artificiais

  • Desflorestação São Tomé

    Paper Desflorestação facilita a expansão de aves introduzidas em São Tomé