News

Apresentação pública e lançamento dos novos Colégios da Universidade de Lisboa

10/03/2020. Texto de Marta Daniela Santos. Créditos da imagem: ULisboa.

O Colégio Tropical (CTROP) e o Colégio de Ciências Polares e Ambientes Extremos (POLAR2E) da Universidade de Lisboa foram lançados na passada sexta-feira, 6 de março, na Reitoria da ULisboa. O Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c contribui ativamente para a investigação desenvolvida por ambos os Colégios, através de vários dos seus investigadores.

O Colégio Tropical (CTROP) e o Colégio de Ciências Polares e Ambientes Extremos (POLAR2E) surgem da colaboração de investigadores e docentes de diversas instituições da Universidade de Lisboa. O seu caráter multidisciplinar permite unir esforços na investigação de questões científicas transversais. O cE3c está ativamente envolvido em ambos os Colégios através de vários projetos, investigadores e colaborações interdisciplinares.

Os ambientes e eventos extremos como um desafio para a Humanidade

O Colégio Ciências Polares e Ambientes Extremos (POLAR2E) foi apresentado por Gonçalo Teles Vieira, seu Diretor, investigador do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). O Colégio POLAR2E reúne diversos centros de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), do IGOT e do Instituto Superior Técnico (IST), bem como a Rede Temática Interdisciplinar do Espaço da ULisboa e diversos laboratórios. Terá como focos de estudo a Antártida, o Ártico e eventos e ambientes extremos – não só na Terra, mas também no Espaço.

Como melhorar os modelos climáticos globais e regionais? Porque estão a aumentar os fenómenos extremos de calor a uma taxa tão acentuada? Quais os impactes das mudanças globais na biodiversidade terrestre e marinha em ambientes extremos?  Estas são algumas das questões para as quais o Colégio POLAR2E vai contribuir, procurando para isso criar sinergias científicas e tecnológicas e consolidar a massa crítica nas ciências polares, ciências planetárias e astrobiologia.

Para além do cE3c, também o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – MARE e o Instituto Dom Luiz – IDL de Ciências ULisboa integram o Colégio POLAR2E, do qual Cristina Branquinho (cE3c-FCUL) faz parte da Coordenação.

Os desafios societais nas regiões tropicais

A apresentação do Colégio Tropical (CTROP) esteve a cargo da sua Coordenadora, Ana Isabel Ribeiro, investigadora do Instituto Superior de Agronomia (ISA). Ao longo dos próximos três anos, o Colégio Tropical pretende desenvolver uma estratégia transdisciplinar com vista à resolução dos desafios societais nas regiões tropicais, reforçando o papel da ULisboa na diplomacia científica.

O Colégio Tropical reúne na sua equipa mais de uma centena de investigadores de diversas instituições como Ciências ULisboa, o Instituto de Educação, a Faculdade de Medicina Veterinária, a Faculdade de Letras, a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Motricidade Humana, o ISA, o IGOT e o IST.

Para além da promoção da excelência da investigação e do desenvolvimento de parcerias estratégicas, também o reforço da educação é um dos objetivos do Colégio Tropical. Nesse sentido, para além de uma estratégia de formação avançada, destaca-se entre os objetivos previstos a instalação de um centro de formação preferencialmente num país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e em coordenação com o Instituto Camões.

Colégios com áreas de investigação que se relacionam

O lançamento oficial contou também com uma intervenção de António Manuel da Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa, que destacou a qualidade das várias propostas submetidas neste concurso. Já Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destacou a maturidade revelada pela comunidade científica da ULisboa nestas propostas, bem como a relevância e atualidade dos objetivos dos dois Colégios.

A cerimónia terminou com uma mesa-redonda sobre as áreas de investigação dos dois Colégios, com a participação dos investigadores Manuel Correia (ISA), Miguel Prudêncio (FMUL), Zita Martins (IST) e João Canário (IST), numa conversa moderada por Ana Isabel Ribeiro e Gonçalo Teles Vieira.

Other Articles

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

  • EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)

    Conference EU-funded LIFE projects influence in land use/land cover changes in insular ecosystems: the case-study of São Miguel island (Azores)