News

O cE3c na Noite Europeia dos Investigadores 2019


Photos Gallery

23/09/2019 - atualizado a 28/09/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

No dia 27 de setembro, sexta-feira, assinalou-se mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores, em que a ciência sai à rua um pouco por todo o país. O cE3c marcou presença com várias atividades no evento organizado em Lisboa pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC). O programa completo de atividades em Portugal está disponível aqui.

O cE3c dinamizou várias atividades no evento da Noite Europeia dos Investigadores que vai ter lugar no MUHNAC e no Jardim do Príncipe Real a partir das 18h00:

A simbiose e a cidade (como organizador): Atividade em que foram apresentados exemplos de sistemas simbióticos relacionados com a proteção do patrimônio cultural e com a resposta do ecossistema à mudança global, como, por exemplo, a controversa relação entre líquenes e monumentos, ou a relação benéfica entre microrganismos do solo, plantas e endófitos. Piso 1 MUHNAC – Exposição Reis da Europa Selvagem.

Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal Continental (como organizador)Apresentação do projeto Lista vermelha de invertebrados de Portugal com demonstração das atividades desenvolvidas e da diversidade dos diferentes grupos de invertebrados abrangidos pelo projeto. Piso 1 MUHNAC – Exposição Reis da Europa Selvagem.

Relações predador-presa (como organizador)A investigação realizada pelo Grupo Lobo tem possibilitado conhecer e identificar diversos parâmetros biológicos e ecológicos que contribuem para a sobrevivência do lobo. Esta atividade, através da observação ao microscópio ótico de pelos de lobo e das suas presas (veado, javali), e da observação à lupa binocular de restos de presas (ossos) de coruja-das-torres, pretendeu demonstrar que é possível coexistir com o último grande carnívoro do nosso país. Piso 1 MUHNAC – Exposição Reis da Europa Selvagem.

Endemismos lendários (como entidade parceira). Jogo no qual espécie nativas e/ou endémicas da ilha do Príncipe são sujeitas aos desafios e ameaças provocadas pela ação humana. Espécies exóticas introduzidas, sobrexploração dos recursos naturais, fragmentação de habitat, alterações climáticas ou resíduos plásticos afetam a resiliência, não só das espécies, como das próprias funções ecológicas que estas desempenham nos ecossistemas. Que super-poderes terão elas para resistir a tais pressões? E que pequenas ações antropogénicas, diárias e heroicas, poderão ser postas em prática em prol da sua conservação? Entidade dinamizadora: Elytrum. Sala do serviço educativo / MUHNAC Piso 1.

Ciência na Cidade foi o tema das atividades da Noite Europeia dos Investigadores para o biénio 2018-2019, num consórcio que em Portugal é coordenado pela Universidade de Lisboa através do MUHNAC-ULisboa e que conta com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, a Universidade de Évora e o Instituto Universitário de Lisboa como parceiros.

Dinamizada desde 2005, a Noite Europeia dos Investigadores tem lugar sempre na última sexta-feira de setembro, com o objetivo de aproximar a ciência dos cidadãos e aumentar a sensibilização para as atividades de investigação científica e inovação.

Other Articles

  • Dia Mundial da Abelha: 20 de maio de 2020

    Conference Venha celebrar connosco o Dia Mundial da Abelha, a 20 de maio!

  • Apresentação pública e lançamento dos novos Colégios da Universidade de Lisboa

    Conference Apresentação pública e lançamento dos novos Colégios da Universidade de Lisboa

  • cE3c Conference | Vasco Galante | 13 março

    Conference CANCELADO - cE3c Conference | Vasco Galante | 13 março

  • Seminar entitled "Ecology of Arctic marine mammals in a changing climate".

    Conference Joint seminar cE3c + MARE + CEAUL | Kristin Laidre | February 28, 14h00

  • cE3c Conference | Steve Perlman | January 28

    Conference cE3c Conference | Steve Perlman | January 28