News

O cE3c na Noite Europeia dos Investigadores 2019


Photos Gallery

23/09/2019 - atualizado a 28/09/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

No dia 27 de setembro, sexta-feira, assinalou-se mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores, em que a ciência sai à rua um pouco por todo o país. O cE3c marcou presença com várias atividades no evento organizado em Lisboa pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC). O programa completo de atividades em Portugal está disponível aqui.

O cE3c dinamizou várias atividades no evento da Noite Europeia dos Investigadores que vai ter lugar no MUHNAC e no Jardim do Príncipe Real a partir das 18h00:

A simbiose e a cidade (como organizador): Atividade em que foram apresentados exemplos de sistemas simbióticos relacionados com a proteção do patrimônio cultural e com a resposta do ecossistema à mudança global, como, por exemplo, a controversa relação entre líquenes e monumentos, ou a relação benéfica entre microrganismos do solo, plantas e endófitos. Piso 1 MUHNAC – Exposição Reis da Europa Selvagem.

Lista Vermelha de Invertebrados de Portugal Continental (como organizador)Apresentação do projeto Lista vermelha de invertebrados de Portugal com demonstração das atividades desenvolvidas e da diversidade dos diferentes grupos de invertebrados abrangidos pelo projeto. Piso 1 MUHNAC – Exposição Reis da Europa Selvagem.

Relações predador-presa (como organizador)A investigação realizada pelo Grupo Lobo tem possibilitado conhecer e identificar diversos parâmetros biológicos e ecológicos que contribuem para a sobrevivência do lobo. Esta atividade, através da observação ao microscópio ótico de pelos de lobo e das suas presas (veado, javali), e da observação à lupa binocular de restos de presas (ossos) de coruja-das-torres, pretendeu demonstrar que é possível coexistir com o último grande carnívoro do nosso país. Piso 1 MUHNAC – Exposição Reis da Europa Selvagem.

Endemismos lendários (como entidade parceira). Jogo no qual espécie nativas e/ou endémicas da ilha do Príncipe são sujeitas aos desafios e ameaças provocadas pela ação humana. Espécies exóticas introduzidas, sobrexploração dos recursos naturais, fragmentação de habitat, alterações climáticas ou resíduos plásticos afetam a resiliência, não só das espécies, como das próprias funções ecológicas que estas desempenham nos ecossistemas. Que super-poderes terão elas para resistir a tais pressões? E que pequenas ações antropogénicas, diárias e heroicas, poderão ser postas em prática em prol da sua conservação? Entidade dinamizadora: Elytrum. Sala do serviço educativo / MUHNAC Piso 1.

Ciência na Cidade foi o tema das atividades da Noite Europeia dos Investigadores para o biénio 2018-2019, num consórcio que em Portugal é coordenado pela Universidade de Lisboa através do MUHNAC-ULisboa e que conta com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, a Universidade de Évora e o Instituto Universitário de Lisboa como parceiros.

Dinamizada desde 2005, a Noite Europeia dos Investigadores tem lugar sempre na última sexta-feira de setembro, com o objetivo de aproximar a ciência dos cidadãos e aumentar a sensibilização para as atividades de investigação científica e inovação.

Other Articles

  • 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleós Essenciais

    Conference 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleos Essenciais

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria