News

Novo software educativo que simula efeitos da toma de antibióticos

27/06/2019. Texto de Teresa Nogueira, editado por Marta Daniela Santos.

Teresa Nogueira, colaboradora do cE3c, liderou uma equipa de investigadores que desenvolveu o SimulATe, um software educativo que simula os efeitos da toma de antibióticos nas comunidades de bactérias durante infeções em humanos.

Este recurso educativo, disponível online aqui, está dirigido para alunos a partir do 9º ano de escolaridade, permitindo-lhes envolverem-se em diversas práticas científicas enquanto aprendem sobre temas como evolução, imunidade e resistência a antibióticos. Para tal, no software os alunos podem manipular variáveis como o período de toma do antibiótico, o funcionamento do sistema imunitário, o número de bactérias resistentes ou sensíveis e observar o efeito esperado na evolução da doença no paciente.

“Com este software, esperamos que os alunos que o utilizem, em contexto de sala de aula ou livremente, possam aprender sobre os efeitos da toma indevida de antibióticos enquanto aprendem como se faz e o que é a ciência”, explica Teresa Nogueira.

A eficácia dos antibióticos tem vindo a diminuir gradualmente nas últimas décadas, devido ao aumento crescente dos níveis de resistência a antibióticos em populações de bactérias capazes de causar doença no ser humano. A principal causa do aumento das resistências aos antibióticos é a sua utilização indevida, nomeadamente o seu uso excessivo, a prescrição e toma inadequada e o uso descontrolado na agricultura e pecuária.

Da equipa fazem também parte investigadores do Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, e da P.Porto – Escola Superior de Educação (ESE) – Politécnico do Porto.

Referência do artigo:

David P., Sá-Pinto X., Nogueira T. (2019) Using SimulATe to model the effects of antibiotic selective pressure on the dynamics of pathogenic bacterial populations. Biology Methods and Protocols, Vol. 4, Issue 1, bpz004. https://doi.org/10.1093/biomethods/bpz004

Other Articles

  • Mar de plástico: Mediterrâneo é a área do mundo com maior risco para as ameaçadas aves marinhas

    Paper Mar de plástico: Mediterrâneo é a área do mundo com maior risco para as ameaçadas aves marinhas

  • Combater a extinção social das plantas e da botânica de telemóvel na mão

    Paper Combater a extinção social das plantas e da botânica de telemóvel na mão

  • Gestão de biodiver-cidades: conhecimento sobre as espécies assegura funcionamento da infraestrutura verde

    Paper Gestão de biodiver-cidades: conhecimento sobre as espécies assegura funcionamento da infraestrutura verde

  • Revista IBIS nomeia artigo de recém-doutorado do cE3c como um dos melhores do ano

    Paper Revista IBIS nomeia artigo de recém-doutorado do cE3c como um dos melhores do ano

  • Estudo mundial alerta para a degradação das zonas áridas devido ao aumento do pastoreio

    Paper Estudo mundial alerta para a degradação das zonas áridas devido ao aumento do pastoreio