News

As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

3/06/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

Maria João Verdasca, estudante de doutoramento no cE3c, e Vanézia Rocha, estudante de mestrado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e inserida no cE3c, são as duas estudantes nomeadas por Portugal ao Prémio Jovens Investigadores 2019 atribuído pelo GBIF (Global  Biodiversity Information Facility).

Maria João Verdasca é estudante do Programa Doutoral em Biologia, Genética e Evolução (BIODIV), no grupo “Conservation in Socio-Ecological Systems - CSES” do cE3c. No seu projeto, Maria João Verdasca está a estudar quais os principais impulsionadores da invasão da vespa asiática (Vespa velutina) em Portugal, de forma a prever o risco e o potencial de expansão - e os dados do GBIF são essenciais para caracterizar a distribuição da espécie na Ásia, de onde é nativa.

Vanézia Rocha é estudante do Mestrado em Biologia dos Recursos Vegetais - uma parceria entre a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Instituto Superior de Agronomia (mais informações também aqui)-, estando inserida no grupo ‘Ecology of Environmental Changes - eChanges’ do cE3c. O seu projeto tem como objetivo melhorar o conhecimento da flora de Cabo Verde, em particular a família Poaceae. Vanézia Rocha pretende estudar os impactos das mudanças climáticas em Cabo Verde, de onde é natural, através dos padrões de distribuição desta família de plantas. Para isso, vai utilizar traços funcionais associados à resistência destas plantas à seca e avaliar o valor deste grupo para a agrobiodiversidade e desenvolvimento sustentável no arquipélago.

O Prémio GBIF Jovens Investigadores nasceu em 2010, com o objetivo de fomentar a investigação no domínio da informática aplicada à biodiversidade. Anualmente são atribuídos a nível internacional dois prémios de €5000, normalmente a um estudante de mestrado e a um estudante de doutoramento. Portugal, enquanto membro do GBIF, nomeia dois candidatos, seleccionados entre as candidaturas nacionais submetidas ao Nó Português do GBIF. O Conselho Científico das Ciências Naturais e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia colabora com o Nó Português na seleção dos dois candidatos a serem nomeados por Portugal.

Os dois vencedores a nível internacional serão anunciados antes da realização da 26ª Assembleia Geral do GBIF, que terá lugar na Holanda em outubro de 2019.

Other Articles

  • Dia Aberto – Herdade da Ribeira Abaixo – 24 outubro 2020, 14h30

    Others EVENTO CANCELADO: Dia Aberto – Herdade da Ribeira Abaixo – 24 outubro 2020, 14h30

  • A CONCURSO: Duas (2) Bolsas de Investigação de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto COVIDETECT

    Others A CONCURSO: Duas (2) Bolsas de Investigação de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto COVIDETECT

  • cE3c apoia 3ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

    Others cE3c apoia 3ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

  • Provas de agregação de Cristina Cruz (PSE-cE3c)

    Others Provas de agregação de Cristina Cruz (PSE-cE3c)

  • cE3c envolvido na impressão de suportes de viseiras para equipas de trabalho médico

    Others cE3c contribui para a impressão de suportes de viseiras para profissionais de saúde