News

As duas nomeadas por Portugal ao Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019 fazem parte do cE3c

3/06/2019. Texto de Marta Daniela Santos.

Maria João Verdasca, estudante de doutoramento no cE3c, e Vanézia Rocha, estudante de mestrado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e inserida no cE3c, são as duas estudantes nomeadas por Portugal ao Prémio Jovens Investigadores 2019 atribuído pelo GBIF (Global  Biodiversity Information Facility).

Maria João Verdasca é estudante do Programa Doutoral em Biologia, Genética e Evolução (BIODIV), no grupo “Conservation in Socio-Ecological Systems - CSES” do cE3c. No seu projeto, Maria João Verdasca está a estudar quais os principais impulsionadores da invasão da vespa asiática (Vespa velutina) em Portugal, de forma a prever o risco e o potencial de expansão - e os dados do GBIF são essenciais para caracterizar a distribuição da espécie na Ásia, de onde é nativa.

Vanézia Rocha é estudante do Mestrado em Biologia dos Recursos Vegetais - uma parceria entre a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Instituto Superior de Agronomia (mais informações também aqui)-, estando inserida no grupo ‘Ecology of Environmental Changes - eChanges’ do cE3c. O seu projeto tem como objetivo melhorar o conhecimento da flora de Cabo Verde, em particular a família Poaceae. Vanézia Rocha pretende estudar os impactos das mudanças climáticas em Cabo Verde, de onde é natural, através dos padrões de distribuição desta família de plantas. Para isso, vai utilizar traços funcionais associados à resistência destas plantas à seca e avaliar o valor deste grupo para a agrobiodiversidade e desenvolvimento sustentável no arquipélago.

O Prémio GBIF Jovens Investigadores nasceu em 2010, com o objetivo de fomentar a investigação no domínio da informática aplicada à biodiversidade. Anualmente são atribuídos a nível internacional dois prémios de €5000, normalmente a um estudante de mestrado e a um estudante de doutoramento. Portugal, enquanto membro do GBIF, nomeia dois candidatos, seleccionados entre as candidaturas nacionais submetidas ao Nó Português do GBIF. O Conselho Científico das Ciências Naturais e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia colabora com o Nó Português na seleção dos dois candidatos a serem nomeados por Portugal.

Os dois vencedores a nível internacional serão anunciados antes da realização da 26ª Assembleia Geral do GBIF, que terá lugar na Holanda em outubro de 2019.

Other Articles

  • Filme-documentário CAMPO conta com contributo do cE3c

    Others Filme-documentário CAMPO conta com contributo do cE3c

  • Investigação portuguesa sobre o montado distinguida a nível internacional

    Others Plataforma portuguesa que investiga o montado a longo prazo distinguida a nível internacional

  • Cristina Antunes distinguida com Menção Honrosa no Prémio CAPES de Tese 2019

    Others Cristina Antunes distinguida com Menção Honrosa no Prémio CAPES de Tese 2019

  • Celebrar o Dia da Ecologia, a 14 de setembro

    Others Celebrar o Dia da Ecologia, a 14 de setembro

  • Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias

    Others Dois investigadores do cE3c distinguidos na edição de 2019 do Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias