News

Padrões de atividade de pequenos felinos na Índia

8/04/2019. Texto de Marta Daniela Santos. Fotografia: André P. Silva, Surabhi Nadig e Navya R. 

Um novo estudo, agora publicado no Journal of Threatened Taxa, combinou o resultado de diversos estudos realizados com armadilhas fotográficas no nordeste da Índia para analisar os padrões de atividade de quatro espécies de felinos. Da equipa internacional de 14 investigadores faz parte André P. Silva, estudante de doutoramento no cE3c.

Os investigadores utilizaram armadilhas fotográficas em diversos locais do nordeste da Índia, num total de 783 fotografias entre 2013 e 2018, para estudar os padrões de actividade de quatro espécies de felinos: a pantera nebulosa (Neofelis nebulosa), o gato-dourado asiático (Catopuma temminckii), o gato-marmoreado (Pardofelis marmorata) e o gato-leopardo (Prionailurus bengalensis). Com base da data e hora em que cada fotografia foi tirada, os investigadores estimaram os padrões de atividade destes felinos.

Os resultados demonstram que as quatro espécies ocorrem juntas em apenas três dos dez locais estudados. A análise dos padrões de atividade revela que os gatos-dourados asiáticos e os gatos-marmoreados eram fortemente diurnos, a pantera nebulosa tem um comportamento sobretudo crepuscular e noturno, e o gato-leopardo é predominantemente noturno.

Artigo disponível aqui: https://doi.org/10.11609/jott.4662.11.4.13432-13447

Destaque nos media: [The Hindu]

Other Articles

  • Iconic examples of the outstanding and unique biodiversity found on islands worldwide

    Paper Scientists warn: the unique biodiversity of islands is in peril!

  • Infografia: Jagoba Malumbres-Olarte

    Paper New IBBC Study Shows of the Role of Habitat Type and Dispersal for Island Biodiversity

  • IUCN’s New “Green Status of Species” Measures Impact of Conservation Action

    Paper IUCN’s New “Green Status of Species” Measures Impact of Conservation Action

  • Ruído dos barcos no Tejo está a abafar o canto dos xarrocos

    Paper Ruído dos barcos no Tejo está a abafar o canto dos xarrocos

  • Paper in Science of our Collaborators Ana Santos and Sietze Norder: Study reveals extent of human impact on the world’s plant-life

    Paper Paper in Science of our Collaborators Ana Santos and Sietze Norder: Study reveals extent of human impact on the world’s plant-life