News

Distribuição do texugo-europeu em Portugal

17/03/2019. Texto de Luís Miguel Rosalino, editado por Marta Daniela Santos. Fotografia de Kókay Szabolcs, disponível aqui.

Um novo estudo publicado na revista Scientific Reports estima pela primeira vez a distribuição nacional do texugo-europeu (Meles meles), revelando que este predador tem uma distribuição generalizada, embora fragmentada, em Portugal. O estudo é liderado pelo investigador Luís Miguel Rosalino (cE3c), numa colaboração com investigadores de várias instituições portuguesas e espanholas.

Uma vez que a distribuição do texugo-europeu (Meles meles) parece ser determinada por condições climáticas – como por exemplo a temperatura e a precipitação - e pela composição da paisagem, os investigadores estimam que, tendo em conta os cenários de alterações climáticas e de uso do solo, o texugo apresente, em 2040 uma contração para norte da área de distribuição, uma vez que as zonas meridionais do país apresentação condições menos propícias para a espécie.

Este estudo é mais uma evidência de como as alterações globais têm um impacto direto na biodiversidade e da necessidade de compreender os seus efeitos para assegurar a manutenção dos valores naturais de Portugal.

O estudo resulta da colaboração entre investigadores do cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; do CESAM, na Universidade de Aveiro, e do CIBIO-InBIO, na Universidade do Porto; bem como da Universidade Autónma de Barcelona, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade Rey Juan Carlos, em Espanha.

 

Referência do artigo: 

Rosalino, L.M., Guedes, D., Cabecinha, D., Serronha, A., Grilo, C., Santos-Reis, M., Monterroso, P., Carvalho, J., Fonseca, C., Pardavila, X., Virgós, E. & Hipólito, D. (2019) Climate and landscape changes as driving forces for future range shift in southern populations of the European badger. Scientific Reports9, 3155. https://doi.org/10.1038/s41598-019-39713-1

Other Articles

  • Biologia e Geologia: como os líquenes permitem data superfícies rochosas

    Paper Biologia e Geologia: como os líquenes permitem data superfícies rochosas

  • Distanciamento social face à COVID-19 pode constituir uma faca de dois gumes para microbioma humano

    Paper Distanciamento social face à COVID-19 pode constituir uma faca de dois gumes para microbioma humano

  • Estudo explora relação entre vinculação entre mães e filhos e a toma de antibióticos na infância

    Paper Estudo explora relação entre vinculação entre mães e filhos e a toma de antibióticos na infância

  • Foram registados pela primeira vez sons produzidos por peixes no monte submarino Condor, nos Açores

    Paper Foram registados pela primeira vez sons produzidos por peixes no monte submarino Condor, nos Açores

  • Carros como ferramenta para monitorizar e proteger a biodiversidade

    Paper Carros como ferramenta para monitorizar e proteger a biodiversidade