News

A newsletter do cE3c celebra a sua 100ª edição!


Photos Gallery

Download:

17/09/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

Lançada em novembro de 2014, a infocE3c - a newsletter do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c-FCUL) - celebra agora a sua centésima edição. São cem boas razões para recordar o seu percurso ao longo destes quase quatro anos - e cem boas razões para a subscrever AQUI, se ainda não o faz!

O dia 10 de novembro de 2014 marca o início da infocE3c, um meio que foi pensado para reforçar a comunicação interna e externa do centro num momento-chave do seu percurso: a adopção de um novo nome - cE3c - que marcou a sua reestruturação para integrar novos grupos de investigação e a sua expansão geográfica para os Açores.

“Como estávamos numa nova fase, com a reformulação do centro, por um lado era necessário reforçar internamente a coesão entre os investigadores e a interligação entre os grupos de investigação. Por outro lado, queríamos dar a conhecer quem somos e o que fazemos para a comunidade científica e estudantes”, recorda Patrícia Garcia Pereira, à data responsável pelo Gabinete de Comunicação do cE3c e atualmente investigadora de pós-doutoramento no centro, que lançou a infocE3c com o apoio de Inês Almaça, à data no Secretariado do centro.

À esquerda podem consultar a primeira edição da infocE3c - um exercício de memória para quem está connosco há mais tempo, ou uma descoberta para quem nos passou a acompanhar entretanto. Inicialmente publicada num formato de semanário e com uma periodicidade semanal, a newsletter foi - e continua a ser - um importante veículo para dar a conhecer a imagem do centro.

O seu percurso ao longo destes quase quatro anos foi marcado por alguns ajustes - algumas pausas relacionadas com ajustes no funcionamento do Gabinete de Comunicação, e também ajustes na forma e periodicidade com que é enviada. Atualmente a infocE3c é enviada a cada quinze dias, à segunda-feira, e o formato de semanário foi adaptado, reunindo todas as informações no corpo do e-mail. 

“Cada newsletter é um novo - e óptimo - desafio. O centro tem vindo a crescer, em dimensão e no impacto da sua investigação a nível nacional e internacional, e os investigadores têm estado mais envolvidos na partilha de informação sobre o seu trabalho - o que lança novos desafios na organização da informação e na preparação e divulgação das notícias. Isto torna este trabalho ainda mais estimulante - aprender todos os dias, pensar na solução para novos problemas, dar caras à nossa investigação!”, refere Marta Daniela Santos, responsável pelo Gabinete de Comunicação do cE3c desde março 2016, que conta com o apoio de Mariana Marques e Rúben Oliveira do Secretariado do centro na preparação da newsletter.

A centésima edição é um marco num percurso que sem dúvida será marcado por mais mudanças, em resposta às novas necessidades que forem surgindo, novas ferramentas e formas mais eficazes de comunicar. Se ainda não subscrevem a infocE3c, podem fazê-lo desde já aqui. 

Other Articles

  • Investigadores do cE3c integram novo grupo IUCN de Especialistas em Plantas da Macaronésia

    Others Investigadores do cE3c integram novo grupo IUCN de Especialistas em Plantas da Macaronésia

  • Estudante de doutoramento do cE3c distinguido em Concurso Anual de Fotografia da Sociedade Britânica de Ecologia

    Others Estudante de doutoramento do cE3c distinguido em Concurso Anual de Fotografia da Sociedade Britânica de Ecologia

  • Concurso de fotografia, do qual o cE3c é patrocinador, dá origem a exposição no MUHNAC

    Others Concurso de fotografia, do qual o cE3c é patrocinador, dá origem a exposição no MUHNAC

  • Cristina Máguas, Coordenadora do cE3c, eleita Presidente da Federação Europeia de Ecologia

    Others Cristina Máguas, Coordenadora do cE3c, eleita Presidente da Federação Europeia de Ecologia

  • Dois investigadores do cE3c distinguidos com o Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2018

    Others Dois investigadores do cE3c distinguidos com o Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2018