News

Estudantes do ensino secundário foram cientistas durante uma semana: o cE3c na 5ª edição do Programa “Ser Cientista” da FCUL


Photos Gallery

30/07/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

Vários estudantes do ensino secundário passaram uma semana com investigadores do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais para conhecer a realidade da investigação científica, no âmbito de mais uma edição do Programa “Ser Cientista” da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), que se realizou entre 23 e 27 de julho.

Raquel Mendes, Margarida Santos-Reis, Leonor Rodrigues e Sara Magalhães foram as investigadoras do cE3c-FCUL responsáveis pelos dois projetos propostos pelo centro para a 5ª edição do Programa “Ser Cientista” da FCUL, entre os vinte projetos propostos por unidades de investigação da Faculdade.

No projeto “Será fácil encontrar o verdadeiro amor no meio de uma multidão?”, três estudantes exploraram a dinâmica de seleção sexual nos ácaros-aranha (Tetranychus urticae), pequenos artrópodes que se alimentam de diversas plantas como tomateiros e feijoeiros. Nesta espécie um macho só produz descendência se acasalar com uma fêmea virgem. Mas em que condições é que um macho consegue identificar uma fêmea virgem no meio de uma multidão de fêmeas fecundadas?

“A pequena experiência que planeámos tinha como principal intuito mostrar aos participantes como é o dia-a-dia de um cientista e a que tipo de perguntas tentamos responder. No entanto, acho que o que mais os entusiasmou foi perceber que podiam ter resultados passado apenas uma semana e que, ainda por cima, compreedíam-nos na totalidade!”, refere Leonor Rodrigues, do grupo “Evolutionary Ecology - EE” do cE3c, que acompanhou os estudantes ao longo desta semana.

Por outro lado, os estudantes que escolheram o projeto “A biodiversidade escondida no solo do campus da FCUL e a sua importância para os ecossistemas urbanos e o bem-estar humano” começaram por recolher solo em diferentes espaços verdes da Faculdade, para depois em laboratório fazerem uma triagem dos invertebrados e identificarem os exemplares encontrados. Raquel Mendes, do grupo “Conservation Ecology - CE” do cE3c, acompanhou os estudantes durante esta semana: "Desde o início que os participantes se mostraram bastante curiosos e entusiasmados. Para além de terem ficado a conhecer, e a saber identificar, os invertebrados do solo e a compreender a sua importância para os ecossistemas e para o Homem, aprenderam também o que é preciso fazer durante as várias fases de um projeto científico", refere. Uma das estudantes referiu: "Foi uma experiência desafiante e gratificante e levo comigo ferramentas úteis e motivação para o meu futuro académico". Outra explicou: "Esta semana providenciou-me uma experiência enriquecedora e permitiu-me entender mais sobre a investigação e conhecer novas áreas da ciência". "Para mim o resultado final foi excelente e espero que esta experiência os ajude no seu futuro", conclui Raquel Mendes.

O programa “Ser Cientista” é dirigido a alunos do secundário, tendo como objetivo proporcionar-lhes ao longo de uma semana uma aproximação à realidade da investigação científica pela integração temporária nas rotinas de trabalho de diferentes áreas científicas da FCUL, com o acompanhamento de docentes e investigadores da Faculdade.

Esta foi a edição do programa que registou maior adesão desde a sua criação, tendo contado com a participação de mais de 80 estudantes.

Other Articles

  • Investigadores do cE3c integram novo grupo IUCN de Especialistas em Plantas da Macaronésia

    Others Investigadores do cE3c integram novo grupo IUCN de Especialistas em Plantas da Macaronésia

  • Estudante de doutoramento do cE3c distinguido em Concurso Anual de Fotografia da Sociedade Britânica de Ecologia

    Others Estudante de doutoramento do cE3c distinguido em Concurso Anual de Fotografia da Sociedade Britânica de Ecologia

  • Concurso de fotografia, do qual o cE3c é patrocinador, dá origem a exposição no MUHNAC

    Others Concurso de fotografia, do qual o cE3c é patrocinador, dá origem a exposição no MUHNAC

  • Cristina Máguas, Coordenadora do cE3c, eleita Presidente da Federação Europeia de Ecologia

    Others Cristina Máguas, Coordenadora do cE3c, eleita Presidente da Federação Europeia de Ecologia

  • Dois investigadores do cE3c distinguidos com o Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2018

    Others Dois investigadores do cE3c distinguidos com o Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias 2018