News

cE3c no programa “Ser Cientista” da FCUL: Candidaturas até 15 de junho!

7/06/2018. Texto de Marta Daniela Santos.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) lança a 5ª edição do programa ‘Ser Cientista’, dirigido a alunos do secundário com o objetivo de os aproximar da realidade da investigação científica – e o cE3c marca presença com dois projetos. As candidaturas decorrem até 15 de junho.

No projeto “A biodiversidade escondida no solo do campus da FCUL e a sua importância para os ecossistemas urbanos e o bem-estar humano”, os participantes irão recolher solo em diferentes espaços verdes da FCUL para posterior triagem dos invertebrados no laboratório e identificação taxonómica dos exemplares encontrados. Investigadoras responsáveis: Raquel C. Mendes, Margarida Santos-Reis.

No projeto “Será fácil encontrar o verdadeiro amor no meio de uma multidão?”, os participantes vão estudar a dinâmica de seleção sexual nos ácaros-aranha, ou Tetranychus urticae – pequenos artrópodes que se alimentam de diversas plantas como tomateiros e feijoeiros. Nesta espécie um macho só produz descendência se acasalar com uma fêmea virgem. Mas em que condições é que um macho consegue identificar uma fêmea virgem no meio de uma multidão de fêmeas fecundadas? Investigadoras responsáveis: Leonor R. Rodrigues, Sara Magalhães.

O programa ‘Ser Cientista’ é dirigido a alunos do secundário, tendo como objetivo proporcionar-lhes ao longo de uma semana uma aproximação à realidade da investigação científica pela integração temporária nas rotinas de trabalho de diferentes áreas científicas da FCUL, com o acompanhamento de docentes e investigadores da Faculdade.

As candidaturas estão abertas até 15 de junho. Mais informações disponíveis em https://ciencias.ulisboa.pt/pt/ser-cientista

Other Articles

  • Quatro investigadoras do cE3c homenageadas na galeria “Mulheres na Ciência” da Ciência Viva

    Others Várias investigadoras e colaboradoras do cE3c homenageadas na nova edição do livro “Mulheres na Ciência” da Ciência Viva

  • cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

    Others cE3c apoia 2ª edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência, organizado pelo MUHNAC

  • Cristina Branquinho, investigadora cE3c, distinguida nos Prémios Científicos ULisboa/CGD 2018

    Others Cristina Branquinho, investigadora cE3c, distinguida nos Prémios Científicos ULisboa/CGD 2018

  • 2ª Edição: ReflorestAção - 26-28 fevereiro 2019, na Herdade da Ribeira Abaixo

    Others 2ª Edição: ReflorestAção - 26-28 fevereiro 2019, na Herdade da Ribeira Abaixo

  • Provas de Agregação de Sara Magalhães

    Others Provas de Agregação de Sara Magalhães (EE-cE3c)