News

Lançamento do Livro Vermelho dos Invertebrados de Portugal Continental

Os Livros Vermelhos são elementos cruciais para a conservação da biodiversidade do território e constituem ferramentas indispensáveis para a gestão da conservação da natureza por se basearem em conhecimento técnico-científico. Ao contribuírem para a identificação de prioridades de conservação, assumem um papel relevante como ferramenta no apoio à tomada de decisão e na definição de estratégias e ações de conservação.

O desenvolvimento do projeto da Lista Vermelha de Grupos de Invertebrados Terrestres e de Água Doce de Portugal Continental (LVI) foi fundamental para o cumprimento de obrigações legais nacionais e internacionais em matéria de conservação da natureza, permitindo ainda colmatar lacunas de cnhecimento sobre os organismos invertebrados de Portugal identificadas no Plano Sectorial para a Rede Natura 2000, estando em linha com as determinações da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ENCNB) e do Quadro de Ações Prioritárias para a Rede Natura 2000 (PAF).

Transposta para o Livro Vermelho dos Invertebrados, assume-se assim como projeto vital para a avaliação do risco de extinção de cerca de 700 espécies selecionadas de vários grupos de invertebrados, onde se incluem insetos, aranhas, caracóis, lesmas, mexilhões de rio e crustáceos. No âmbito deste projeto, foi avaliado o risco de extinção de vários endemismos nacionais, de espécies raras e das espécies protegidas listadas na Diretiva Habitats.

Sob coordenação científica e executiva dos investigadores cE3c Mário Boieiro e Carla Rego, respetivamente, o LVI contou ainda com Patrícia Garcia Pereira, Pedro Cardoso e Maria José Caramujo enquanto líderes do estudo dos insetos, aranhas e crustáceos dulçaquícolas.

A sua apresentação pública decorre terça-feira, 18 de junho, pelas 17h30, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do link disponível aqui.

O projeto decorreu em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. e foi financiado ao abrigo dos fundos POSEUR.

___________________

Nota por Rúben Oliveira, Gabinete de Comunicação cE3c.


Tags: IBBC TMB CSES red list invertebrates conservation portugal

Other Articles

  • 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleós Essenciais

    Conference 9ª Jornada Teórico-Prática em Voláteis e Óleos Essenciais

  • Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

    Conference Implementing an integrated system to enhance genomic surveillance of emerging and reemerging viral threats in South America

  • The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

    Conference The evolution of developmental biases explains 80 million years of divergent phenotypic rates

  • Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

    Conference Genomic dynamics and evolution of bacteria and microbial communities

  • Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria

    Conference Soil thermophilic as plant growth promoting rhizobacteria