News

Projetos propostos por investigadores do cE3c vencem Concurso de Ideias para a Sustentabilidade de Ciências ULisboa

25/08/2020. Texto de Marta Daniela Santos.

Os projetos “BioComunidade: juntos descobrimos a biodiversidade em Ciências” e “FCUL+Verde: promover e valorizar a flora em Ciências”, cujas equipas envolvem vários investigadores do cE3c, foram distinguidos com o primeiro lugar em ex-aequo na primeira edição do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade no Campus Ciências, promovido pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa).

Os projetos vencedores em ex-aequo vão ser implementados em conjunto ao longo do próximo ano letivo, com uma calendarização a definir em conjunto com a Direção da Faculdade. Também o projeto “CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture” foi distinguido com uma Menção Honrosa.

À descoberta da biodiversidade de Ciências ULisboa

O projeto “BioComunidade: juntos descobrimos a biodiversidade em Ciências” propõe-se monitorizar ao longo do tempo a biodiversidade no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, envolvendo não só a comunidade de Ciências ULisboa como os cidadãos que vivem e trabalham na área.

“Recorrendo a equipamentos de monitorização e através da plataforma de ciência cidadã BioDiversity4All, todos poderão contribuir com registos de espécies, aumentando o conhecimento sobre a diversidade do campus e avaliando as tendências face a um cenário de alterações climáticas. Ao mesmo tempo, são estabelecidas novas ligações entre a comunidade e o meio ambiente, contribuindo para processos mais participativos e democráticos”, explica Patrícia Tiago, coordenadora deste projeto, investigadora do cE3c.

O projeto “BioComunidade: juntos descobrimos a biodiversidade em Ciências” pretende envolver a comunidade de Ciências ULisboa e os cidadãos que vivem e trabalham na área na monitorização da biodiversidade do campus da Faculdade. Colagem de fotografias da autoria de Patrícia Tiago.

O projeto será desenvolvido por uma larga equipa de investigadores e docentes de Ciências ULisboa, em colaboração com o Núcleo de Estudantes de Biologia da Faculdade (NEBFCUL), recorrendo a equipamento da Faculdade.

“Fiquei muito contente com esta distinção, porque junta a área da ciência cidadã, em que tanto acredito, com a monitorização da biodiversidade. Através deste projeto poderemos contribuir para uma maior ligação dos alunos, funcionários docentes e não-docentes e investigadores de Ciências com a biodiversidade urbana que podemos encontrar no campus”, refere Patrícia Tiago.

Promover e valorizar a flora em Ciências ULisboa

Também o projeto “FCUL+Verde: promover e valorizar a flora em Ciências” pretende envolver a comunidade de Ciências ULisboa, aplicando o conceito de sustentabilidade aos espaços verdes da Faculdade. “Pretendemos caracterizar e valorizar os espaços verdes do campus, divulgando aos estudantes e população geral da Faculdade os seus valores naturais e os serviços de ecossistema fornecidos por estes espaços. Para isso vamos caracterizar a flora do campus da Faculdade e avaliar os serviços de ecossistema por ela fornecidos”, explica Sergio Chozas, coordenador do projeto e investigador do cE3c.

Faz também parte dos objetivos do projeto desenvolver ações de melhoramento dos espaços verdes, definindo e implementando estratégias de re-vegetação, incluindo plantar e semear espécies autóctones.

Caracterizar e valorizar os espaços verdes do campus de Ciências ULisboa, e divulgar os seus valores naturais e serviços de ecossistema, são os objetivos do projeto “FCUL+Verde: promover e valorizar a flora em Ciências". Colagem de fotografias da autoria de Sergio Chozas.

“Esta distinção representa o reconhecimento da Faculdade pela importância de adotar práticas sustentáveis na gestão do dia-a-dia do campus e de constituir um exemplo no âmbito da Universidade e da cidade de Lisboa”, frisa Sergio Chozas. Do ponto de vista prático, o prémio vai permitir fabricar placas identificadoras das espécies arbóreas e arbustivas, comprar exemplares de árvores e arbustos e criar um site para disponibilizar a informação à medida que for reunida.

Promover a sustentabilidade no campus através de um concurso de ideias

O concurso anual de ideias – Sustentabilidade no Campus Ciências decorreu pela primeira vez em 2019, com o intuito de identificar e promover iniciativas que possam contribuir para a sustentabilidade, nas vertentes ambiental, social e económica dentro do campus de Ciências e/ou na sua interação com a cidade de Lisboa. O concurso distingue com prémios monetários no valor de €1000 e €500 a proposta vencedora e a Menção Honrosa, respetivamente.

Mais informações disponíveis aqui.

Other Articles

  • Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

    Project Orçamento Participativo CE3C 2024 - Candidaturas abertas

  • Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

    Project Projeto GrowLIFE é lançado esta semana com dois eventos que destacam a agroecologia

  • Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

    Project Como promover a biodiversidade em eucaliptais?

  • GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

    Project GOFORESTS! Novo projeto visa melhorar as redes florestais e agroflorestais na Europa

  • Logo Projeto GRAVITY

    Project Que biodiversidade habita e visita os telhados e fachadas verdes de Lisboa?